influenciador de viagens e turismo - Blog tiago lopes

37 lugares e coisas para fazer em São Paulo (GASTANDO POUCO)

o que fazer em sao paulo

37 melhores lugares e coisas para fazer em São Paulo (GASTANDO POUCO)

São Paulo é a única cidade do mundo que você encontra experiências para todos os gostos, todos os dias. Se você está procurando o que fazer em São Paulo, desde atrações turísticas, novos restaurantes, bares e eventos culturais, até novos parques e opções de entretenimento, você está no lugar certo!

Vou te dar dicas importantes sobre cada lugar, tudo que aprendi morando em São Paulo há 20 anos, então CUIDADO. Sou turismólogo e há 7 anos dou dicas sobre SP para quem curtir São Paulo.

Preparei esta lista completa com o melhor de tudo que já vivi nessa cidade, pensando em todo mundo, e agora vou te apresentar mais do que 37 lugares para ir e coisas legais para fazer em SP, porque tem lugar em SP para curtir que tem várias atrações no mesmo lugar.

Esta postagem conta com mais de 100 pontos turísticos em São Paulo, porque em cada lugar, muitas vezes tem mais de 1 ponto para conhecer, desde museus renomados até bairros icônicos e parques urbanos exuberantes, e são muitos passeios gratuitos em São Paulo com coisas legais à fazer em SP.

tiago lopes são paulo banco parque ibirapuera

São Paulo vai muito além de lugares para ir, oferece oportunidades para negócios e carreiras em uma grande variedade de setores. Então no meio da lista, inclui também passeios exclusivos que você pode aproveitar e viver uma experiência única e conhecer SP em passeios inesquecíveis.

Tem coisas para fazer hoje em São Paulo, para fazer agora em SP, e a qualquer hora você encontra lugares para ir comer em SP 24 horas por dia e até compras em São Paulo. Tem tudo de tudo em SP.

Pensa, de uma ponta até outra outra, a cidade de SP tem 100km de distância. Então, saiba que há também muitas coisas gratuitas em SP, passeios gratis em Sao Paulo que valem a pena. Você vai ver nesta lista que tem passeios gratuitos em São Paulo e lugares baratos para comprar, viajar e passear em São Paulo.

Saiba desde já que São Paulo tem algo para oferecer para você e você vai se apaixonar por Sampa. Então, vamos juntos explorar essa cidade incrível que escolhi para morar há 20 anos, e com muito carinho, passo um pouco da experiência que tenho por ter me especializado em São Paulo.

E vamos começar porque tem muitos lugares para ir em São Paulo e no final, você vai terminar essa leitura sabendo tudo “o que fazer em São Paulo” para sua próxima viagem e aproveitar pontos turísticos em São Paulo, e até as cidades turísticas por perto. Vamos com calma que preparei muitas surpresas de SP para você.

Aproveite sua viagem para viver novas experiências em SP e criar memórias inesquecíveis. Curta desde passeio gratuito em SP que tem aos montes, até os passeios que vou te apresentar que são exclusivos.

Se você está como muitos dos paulistanos, COM PRESSA kkk segue uma lista antes para facilitar sua busca. Só clicar nos links abaixo. E já deixo aqui um dica de um tour muito legal para fazer em São Paulo, é um passeio de 4 horas que eles buscam no hotel em uma kombi vintage com um guia e te mostra tudo, depois te deixa no hotel de novo. Perfeito passeio para fazer em família, pode ir até 5 pessoas e é um tour privado e exclusivo. Clique aqui para ver esse tour de kombi por SP.

Pontos turísticos de SP

Coisas legais para fazer em Sampa

O que fazer em São Paulo hoje

O que fazer em SP domingo

O que fazer em São Paulo com crianças

O que fazer em SP com chuva

Lugares para ir em SP com a família

O que fazer em SP em 3 dias

Coisas grátis para fazer em SP

Para entender bem a cidade, eu fiz este vídeo que nem quem mora em SP conhece tudo isso, este vídeo do canal Tiago Lopes viralizou no Facebook e já alcançou mais de 10 milhões de pessoas, nele eu explico como a cidade de São Paulo funciona. É como um mini documentário explicando a pluralidade da capital paulista. Você vai entender quais são os principais pontos turísticos, enquanto vamos turistando em SP, e você vai até ver como é São Paulo a noite. Aproveite que é quase um Tripadvisor com lugares turísticos de São Paulo em poucos minutos.

Lugares em SP para conhecer existem aos montes. Saber escolher os lugares, isso vou te explicar em detalhes aqui para você tomar sua decisão do que fazer em São Paulo.

O que fazer em São Paulo: lugares para ir em SP e coisas legais para fazer (de graça)

Não quer gastar em SP? Se você é o tipo de viajante que adora economizar e não quer gastar rios de dinheiro, então vai saber o que fazer em São Paulo de graça na cidade, e já te falo, a cidade é perfeita para você!

A lista abaixo tem lugares para ir em SP com pontos turísticos gratis de São Paulo, com coisas legais para curtir em SP e atrações incríveis. Existem passeios em SP para fazer sem gastar um centavo. E também terão opções que você paga, mas fique tranquilo que vou te avisar sobre elas em detalhes. Este é um guia de SP completo escrito por um turismólogo que mora em SP há 20 anos!

Há muito o que fazer em São Paulo sem gastar muito dinheiro, mesmo ir em lugares icônicos de SP. O centro de São Paulo por exemplo é recheado de lugares turísticos, e eu conheço muito bem para te dar as dicas certas!

Se você não está só, se é um casal procurando lugares para passar o dia em SP, ou lugares para passar  a noite, para curtir SP em família, fica tranquilo! Tem lugar gratuito por todo lado. Tem na Avenida Paulista, na Liberdade que é o bairro japonês, ahhh, se prepara que vem por aqui muitos lugares legais e coisas para dar uns rolês em SP.

A cidade tem ótimos lugares para comer barato e delicioso. Eu amo comer barato em SP!

E claro que vou dar dicas de lugares bonitos em SP também. Então, vamos fazer turismo em SP, e se prepare para explorar e economizar em São Paulo, que eu vou te falar onde ir em Sampa com muitas dicas de coisas de graça com muita diversão, porque tem sempre o que fazer em SP.

tiago lopes festival do cafe

Lugares para passar os feriados de 2024 em São Paulo

São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil, onde acontecem milhares de eventos o ano todo, listei os eventos mais importantes deste ano, quem sabe algum coincide com sua viagem. E muitos deles são gratuitos.

Janeiro: aniversário de São Paulo (25)
Fevereiro: Carnaval com desfiles de escola de samba e blocos no Carnaval de Rua de SP
ATENÇÃO: Quer passar uma noite super divertida em São Paulo? Vá curtir e fazer uma visita a um ensaio de uma escola de samba e viva essa experiência única. Eles buscam e deixam no hotel de volta.
Se vai passar o CARNAVAL 2024 em SP e quer ver de perto, curtir, dançar e ver o desfile das escolas de samba de Sao Paulo, vá no CAMAROTE VIP (só clicar aqui) e curta muito porque dura 13 horas, e se dividir o valor por hora, é um passeio que vale a pena fazer pelo menos 1 vez na vida.

Março: tem o Lollapalooza Brasil e a Fórmula E
Abril: Maratona Internacional de São Paulo
Maio: São Paulo Fashion Week. SP BIKE FEST – Festival Internacional de Ciclismo. Virada Cultural com e shows, teatros e eventos gratuitos. As festas famosas Time Warp e Só Track Boa.
Junho: Parada LGBT e Marcha para Jesus
Julho: Festival Interlagos – Motos e Festival Interlagos – Automóvel
Agosto: Jornada do Patrimônio
Setembro: Iron Man SP
Outubro: São Paulo Oktoberfest e Primavera Sound
Novembro: Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, Expo Consciência Negra, SP Tech Week, Virada Esportiva
Dezembro: Comic Con Experience (CCXP), natal da cidade de São Paulo, Corrida Internacional de São Silvestre (eu corri nos últimos 2 anos, postei no meu Instagram @TiagLopes) e o famoso Réveillon na Paulista

Agora voce já percebeu que tem o que conhecer em São Paulo inclusive em feriados. Esses feriados ajudam a fugir do transito do dia a dia e então curtir mais coisas a fazer na cidade, porque como os eventos têm acontecido de forma descentralizada tem sempre “pontos turísticos perto de mim”.

Se planeje e faça a sua lista de turismo em São Paulo, com locais para visitar em SP em todos os cantos, e mesmo se buscar uma cidade por perto, afinal existem 33 cidades conectadas com SP na grande SP, saiba então que tem lugares para viajar em SP para casal que seja barato e gastando pouco, quer dizer, tem pra todos.

Tem lugar pra passear em SP de dia, tem lugar para ir em SP a noite, tem o que fazer no Domingo, porque tem muito passeio de Domingo em SP, o se tem! E também separei passeios em SP hoje, para fazer qualquer dia, são passeios gratuitos em SP que você só precisa ir no lugar e curtir.

tiago lopes thiago lopes mundo de forma positiva

Pontos Turísticos de SP

O que você não sabia antes de clicar para ver pontos turísticos de SP aqui, é que mais do que uma lista dos pontos turísticos de Sao Paulo, eu já facilitei para você, então além de separar os pontos, eu juntei muitos pontos em cada localização, para que você consiga visitar mais pontos em menos tempo.

Mais do que os 37 pontos turísticos citados abaixo, na verdade, vai perceber que neste artigo vai encontrar mais de 100 lugares para visitar e saber bem o que fazer em SP. Agora é com você. Escolha os pontos turísticos que mais te agradam e aproveite para visitar São Paulo.

Eu mesmo escolhi cada um desses atrativos turísticos de São Paulo, desses pontos turísticos de São Paulo para te indicar, pensando em te proporcionar uma melhor experiência pela cidade, analisando e te explicando quais realmente são legais para conhecer em SP hoje em dia e o que precisamos tomar CUIDADO andando pela cidade.

Bora então dar uns rolês em SP. Vamos fazer Turismo em SP. Tem muitos lugares para conhecer em SP, também tem lugares para ir em SP em casal, em família e curtir SP sozinho.

De todos os lugares que vou te mostrar para passear em SP, escolhi com minha experiência andando por estes lugares para visitar em SP.

Agora que vou te mostrar lugares para conhecer em São Paulo, lugares para passar o dia em SP, o que fazer na Avenida Paulista (eu amoooo), eu já te digo que tem muito o que fazer na Paulista, mas segura a ansiedade que tem coisas para fazer em muitos lugares legais em SP.

Você vai perceber que tem lugares para viajar em SP barato, porque São Paulo tem pontos turísticos de nível internacional e o que fazer hoje em SP em todas as zonas da cidade. Que hacer en Sao Paulo? Mira! Things to do in Sao Paulo? There are the best ones. Let´s go!

Entenda para saber como fazer o seu turismo em São Paulo, observe bem a lista. Por exemplo, tem lugares para ir em SP perto de mim, perto de você, no caso, perto de onde você estiver hospedado. Agora que já expliquei bem, bora começar a lista dos melhores lugares para curtir SP.

Se você me perguntasse por um passeio inesquecível que realmente faça conhecer São Paulo em 1 hora ou menos, não importante se for um passeio que nao seja gratuito, mas que este passeio seja viver uma experiência emocionante, única, exclusiva, e que você vai se lembrar para o resto da sua vida de tudo que vai ver e sentir. É com certeza um inesquecível passeio de helicóptero por São Paulo, imagina você passando e vendo de cima a maior cidade brasileira, vendo a Avenida Paulista, como se fosse um pássaro voando. Você vê estádios de futebol e vê tanta coisa que vai ficar com vontade de voltar para SP para passear mais. Existem passeios de 30 minutos e de 1 hora. Pode ir de 1 pessoa até 5 pessoas.  Clique aqui e aproveite para reservar este passeio.

Agora se me perguntar sobre o TOUR MAIS LEGAL DE SÃO PAULO, eu te indico fazer o um passeio pela cidade em uma kombi vintage que eles buscam no hotel, e deixam de volta, e dá para ir até 5 pessoas, e ainda tem um guia explicando tudo. Este tour é uma viagem no tempo, só que nos dias de hoje. Ideal para passeio em família. Clique aqui para fazer um tour de Volkswagen Kombi em Sao Paulo.

sao paulo vista da cidade

1. Conheça a Avenida Paulista – faça um passeio por toda ela

O que fazer na Avenida Paulista? Ahhh, a Avenida Paulista é tudo tem tudo, muita coisa para ver, muitos sons, e é um dos principais pontos turísticos de SP. A Avenida mais importante de SP é um verdadeiro reflexo da diversidade cultural da cidade.

Aqui chega e sai a corrida de São Silvestre, inclusive eu corri nos últimos 2 anos, inclusive com meu pai que completou 70 anos. É um lugar perfeito para passear e explorar, especialmente se for sua primeira vez na cidade.

Se você quiser fazer um tour na Avenida Paulista acompanhado de um guia e conhecer melhor, em apenas 4 horas (pode parecer muito, mas é bem pouco de tanta coisa que tem para ver) tem este passeio aqui com um valor bem justo, que começa pertinho da estação de Metro Consolação, que é o começo da Avenida Paulista e o tour termina no final dela. Clique aqui para conhecer mais detalhes deste tour na Avenida Paulista. Bom passeio!

A avenida Paulista é sempre movimentada e oferece uma variedade de atrações ao longo do dia e da noite, de segunda a domingo. Tem opções de atrações turísticas que vão de coisas gratis na rua, lugares que gastam pouco, museu, lugar para fazer fotos, tem várias opções de shopping, restaurantes pra todo lado.

Este é um dos lugares para ir em São Paulo que tem mais coisas a fazer com muita diversão em São Paulo para todos os gostos.

Quando ir: 24 horas
Onde é: Avenida Paulista – cerca de 3 km de extensão
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: com pessoas que passam de bicicletas, muitos furtam celulares ali
Como é o passeio: é um passeio diferente de acordo com a hora. Se for dia de semana (manhã e tarde) tem clima de trabalho. Se for Domingo, a Paulista fica fechada pela manhã até o final da tarde para as pessoas. Por toda a avenida ficam artistas se apresentando em vários estilos musicais, tem feira embaixo do vão do Masp, e muitos turistas curtindo ali. À noite, a Paulista fica mais vazia, mas mesmo assim é muito agradável para passear.

sao paulo passeio de bicicleta

2. Melhores atrações na Paulista: escolha coisas legais fazer

A Avenida Paulista por si só já é interessante, mas tem muito mais, e vou te apresentar agora uma lista de atrações culturais gratuitas e de shoppings para curtir. Estou descrevendo em ordem, assim facilita para você escolher o passeio.

Preparei esta lista das 15 melhores atrações da avenida na minha opinião, porque tem muita coisa legal para fazer mesmo. Se for andando desde a Consolação até o Paraíso, você verá as atrações na ordem abaixo. Nesse trajeto de tour, você passa, literalmente, em cima de 2 estações de metrô. Legal, né? Segue a lista completa e um vídeo abaixo gravado neste mesmo sentido, um passeio gratuito da Consolação até o Paraíso. E se quiser fazer este  passeio pela Avenida Paulista com um guia de turismo, clique aqui e aproveite para até conhecer pessoas, ele faz tipo este percurso.

Instituto Moreira Salles – GRÁTIS exposições, cinema, biblioteca de fotografia. Tem o café-restaurante Balaio (nesse caso, tem que pagar kkk).
Conjunto Nacional – GRÁTIS uma galeria que vale caminhar dentro dela, tem a livraria mais bonita do Brasil, a Livraria Cultura. Dá um volta lá que vale a pena.
Shopping Center 3 – fica em frente ao Conjunto Nacional, pra entrar é GRÁTIS, só paga se for consumir, ou comprar algo. Tem cinema, muitos restaurantes e lojas.
Parque Trianon – GRÁTIS parque para dar um volta entre as árvores ali no meio da selva de cimento, te recomendo andar por ali só durante o dia
MASP / Vão do Masp / Mirante 9 de Julho – o museu só é GRÁTIS às terças, mas mesmo se não entrar, passe debaixo do vão do Masp e vá até o final para ver o Mirante da 9 de Julho, tem uma super vista do bairro da Bela Vista.
Shopping Cidade São Paulo – esse é o shopping mais novo da avenida, é como os shoppings mais modernos de SP, têm cinema, lojas e restaurantes.
Centro Cultural FIESP – GRÁTIS este é aquele famoso prédio que tem painel de led nele inteiro, é um espaço tem exposições, teatro e muitas coisas culturais.
Shopping Top Center – é um shopping que nem parece ser um shopping, mas é. Tem uma sorveteria gostosa na porta.
Reserva Cultural – fica embaixo da parede do muro da Gazeta, é um cinema conceituado com filmes bons que tem um bistrô com pratos rápidos e pequena livraria.
Itaú Cultural – GRÁTIS – tem exposições e eventos culturais.
Sesc Avenida Paulista – GRATIS é onde tem o mirante, é a melhor atração, detalhes abaixo.
Casa das Rosas – GRÁTIS para visitar a casa, mas te indico sentar no restaurante do jardim e tomar um café lá.
Grafite do Kobra – olhe para os prédios ali que vai encontrar a arte gigantesca com o rosto do Oscar Niemeyer estampada na
Japan House – GRÁTIS para entrar. Este é um lugar muito legal de entrar e conhecer. É um ponto de difusão da cultura japonesa. Tem lojinha e um café lá em cima caso queira.
Shopping Pátio Paulista – esse é um shopping já tradicional, dos antigos e bons, que tem muita coisa. Cinema, restaurantes e lojas.

Quando ir: a semana toda
Onde é: na Avenida Paulista
Quanto custa: muitas atrações são GRÁTIS, é só clicar nelas para detalhes
CUIDADO: com pessoas que passam de bicicletas, muitos furtam celulares ali
Como é o passeio: passeios leves que precisa andar pelo ambiente

Melhor atração da Avenida Paulista: o Mirante Sesc Paulista

Este ponto turístico é um lugar para ir em SP que merece destaque porque é um lugar exclusivo, e se for na Paulista, precisa conhecer.

O Mirante do Sesc da Avenida Paulista não paga para entrar, ou seja, é GRÁTIS. Você tem meia hora para curtir o espaço e só paga se você quiser consumir no café que tem lá em cima. Para aproveitar mais do que 30 minutos, vale a pena ficar e tomar um café para curtir a vista sentado lá fora.

É de longe o lugar mais bonito pra tirar foto na Avenida Paulista. É uma opção para o que fazer domingo em SP. E olha que São Paulo tem turismo 24 horas, porque São Paulo tem pontos turísticos incontáveis.

Quando ir: a partir das 10h às 21h30 dia de semana, fim de semana até às 18h30
Onde é: Avenida Paulista, 119
Quanto custa: GRÁTIS para agendar pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP;
CUIDADO: agendar antes, novos horários disponíveis nas sextas às 12h.
Como é o passeio: você tem que ser pontual, entra, sobe, e tem 30 minutos para curtir o espaço. São 2 andares, no primeiro tem o café, e lá fora onde tem a horta, tem mesas e dá pra tirar foto, e no segundo é o lugar onde você tira as icônicas fotos.

mirante 9 de julho tiago lopes

3. MIRANTES EM SP: 10 OPÇÕES PARA VER SÃO PAULO DE CIMA

Quer ver São Paulo de cima? Como falamos acima, em detalhes, do mirante do Sesc Paulista, que é gratuito e um dos pontos turísticos de São Paulo mais buscados da cidade, quero te indicar outros mirantes legais com experiências únicas e diferentes.

E se você quiser ver Sao Paulo de cima passeando de helicóptero, é possível também.

Se você quiser ver SP das alturas porque ama a arquietura, sabia que tem um tour de arquitetura privado, ele é um passeio que eles buscam no hotel e deixam de volta depois, e vale muito a pena quanto estão em mais pessoas, clique aqui e conheça este tour de arquitetura.

Vou aproveitar e te indicar outros mirantes com experiências diferentes. E vou te explicar as diferenças entre os lugares que você vai poder curtir a vista incrível e brindar a São Paulo.
Tem mirantes em edifícios clássicos de São Paulo, como no Edifício Copan que tem uma vista sem fim, no Edifício Martinelli tem a vista do centro, e mirante mais famoso de São Paulo é o do Altino Arantes, que é o Farol Santander, antigo Banespão, com uma vista em 360 graus da cidade de São Paulo.

Tem o mirante icônico do Terraço Itália, até a Rainha Elizabeth já foi, o lugar é um clássico restaurante da cidade. Tem o Skye Bar que fica no hotel Unique, é de graça para subir para o bar para poder curtir a vista, aproveite junto com um drink instagramável. Perto deste lugar, fica outro ponto turístico de SP que é o terraço gratuito do Museu de Arte Contemporânea da USP, onde você pode curtir drinks no Bar Obelisco enquanto aprecia o parque do Ibirapuera. Tem o mirante exótico é e o mirante Sampa Sky.

Também tem a nova roda gigante de São Paulo, a Roda Rico, que fica em Pinheiros, esta atração é mais distante da região central. E uma vista maravilhosa também é na Praça do Pôr do Sol que é um lugar público e aberto. Ou seja, de graça. Agora segue os detalhes importantes sobre cada um dos 10 mirantes para escolher aqueles pontos turísticos que mais ficou com vontade de conhecer em SP.

roda gigante tiago lopes

Roda Gigante Rico

Quando ir: terça a domingo de 9h às 19h
Onde é: Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos
Quanto custa: dias de semana custa a partir de R$50 com opção de meia, e de até R$420 para ingresso VIP com bebida. No fim de semana custa a partir de R$80. Clientes da Rico têm 20% de desconto.
CUIDADO: vá com paciência para esperar horas na fila
Como é o passeio: é um passeio novo que dura 25 minutos para dar a volta em uma das 42 cabines. Você chega, tem lojinhas e coisas para comprar, espera na fila e entra na roda que vai bem devagar.

Praça do Pôr do Sol

Quando ir: qualquer dia para ver o pôr do sol
Onde é: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: não leve pertences valiosos, é uma praça pública e gratuita
Como é o passeio: você pode ir a qualquer momento, mas o horário mais frequentado é no horário do pôr do sol, e é lindo. Muitos amigos se juntam, casais, pessoal leva cachorro, fazem piqueniques e curtem ao ar livre a cidade.

Farol Santander

Quando ir: terça a domingo de 9h às 20h
Onde é: Rua João Brícola, 24 – o prédio fica no meio triângulo histórico de SP
Quanto custa: meia é R$17,50 e inteira R$35, cartão Santander tem 10% de desconto
CUIDADO: andar pelas ruas do centro é importante ter atenção
Como é o passeio: entra no edifício, compra o ingresso, ou se já tiver, entra pela catraca e segue. Você pode ir nos andares 2º, 3º, 4º e 5º andar. Tem também exposições no 19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar, no 21º andar tem pista de skate que paga pra usar, e o Mirante e o Café ficam no 26º andar. No subsolo deste prédio tem o Bar do Cofre que é um bar muito lindo em São Paulo.

Edifício Copan

Quando ir: atualmente a visita está suspensa
Onde é: Avenida Ipiranga, 200
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: tem que chegar com 15 minutos de antecedência
Como é o passeio: é um passeio no famoso edifício do Oscar Niemeyer onde mora mais de 5 mil pessoas, é um cidade em forma de prédio, e você é levado a conhecer o terraço, lá em cima tem uma vista surpreendente.

Edifício Martinelli

Quando ir: suspenso por tempo indeterminado
Onde é: Rua São Bento, 405
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: lugar alto
Como é o passeio: o passeio no prédio que já foi o mais alto do Brasil, é feito junto com o anfitrião do edifício que é o Cabral, você vai passeando pelo prédio conhecendo sua história até chegar no mirante.

MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo

Quando ir: terça a domingo de 11h às 21h, mas o bar é de terça à quinta de 18h às 2h, sexta e sábado de 18h às 3h
Onde é: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana
Quanto custa: GRÁTIS e paga o que consumir no bar, contato com eles (11) 97382-7261
CUIDADO: bateria carregada, vai precisar para muitas fotos
Como é o passeio: uma vista insuperável do Ibirapuera. Você entra no MAC, e sobe para o último andar onde funciona o bar, mas se quiser curtir o museu, aproveite, para mim é o museu mais interessante de São Paulo.

Terraço Itália

Quando ir: segunda a domingo de 15h às 19h
Onde é: Avenida Ipiranga, 344, 41º andar
Quanto custa: R$ 50 para visitar
CUIDADO: faça reserva antecipada pelo telefone 11 2189-2929
Como é o passeio: entra no Edifício Itália, pega o elevador para ir ao Terraço onde fica o restaurante e o bar que são de alta gastronomia, então já está no mirante. É um lugar ideal para comemorar um momento importante, para viver uma experiência gastronômica luxuosa em São Paulo.

Sampa Sky

Quando ir: terça a sexta de 11h às 18h30, sábado de 9h às 18h30 e domingo de 09h às 16h00
Onde é: Praça Pedro Lessa, 110 – Edifício Mirante do Vale
Quanto custa: entre R$50 e R$120, tem que marcar antes
CUIDADO: tenha cuidado com as ruas ali
Como é o passeio: entra em um prédio antigo e sobe. Espera na fila e tenha poucos segundos para tirar suas fotos naquela estrutura de vidro que fica para fora.

Skye Bar

Quando ir: todos os dias de 19h às 0h30
Onde é: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700
Quanto custa: não paga para entrar, mas tem que deixar um cartão de crédito com o garçom enquanto está no bar
CUIDADO: chegue cedo, às 19h em ponto pra nao ficar sem lugar, ou agende antes
Como é o passeio: você chega na lateral do hotel, sobe pelo lado mesmo, chega lá em cima, e tem o bar, com área fechada e a bela área aberta que tem a piscina, vale tomar um drink e viver uma experiência de um bar chique em São Paulo. O lugar nao é tao grande, e o hotel é fabuloso.

4. conheça as 2 ruas de lojinhas do BAIRRO DA LIBERDADE

O que fazer na Liberdade? O bairro japonês de SP. O bairro da Liberdade tem muito o que fazer, e é o destino perfeito para quem ama explorar novas culturas e saborear deliciosas comidas.

Tem tantas opções de lojas incríveis, para você comprar muitos produtos e coisas que nunca viu na vida, é divertido demais ficar andando pelas lojas, você pode encontrar de tudo, além de comidinhas, tem roupas típicas japonesas até lembranças e artesanato.

Tem muitas artes de grafite famosas para ver. Tem o tori para visitar. Além disso, a Liberdade é conhecida por sua variedade de restaurantes, que oferecem desde comida japonesa tradicional até culinária contemporânea. E você encontra comida chinesa e de outras culturas orientais por lá.

Para aproveitar ainda mais a animação do bairro, programe sua visita para um sábado, porque é no sábado que tem a famosa feirinha, que você come ali na rua e comprar coisas legais e diferentes, e ainda é o melhor dia para entrar nos Karaokês. Lá, você pode soltar a voz e cantar seus sucessos favoritos (pagando uma taxa), ou simplesmente curtir o espetáculo de outros cantores amadores que são verdadeiros artistas, e pra entrar só não paga.

Na rua Galvão Bueno, tem uma loja chamada Tem uma loja que se chama Ikesaki, é uma loja gigante de produtos de beleza, maquiagem, cosméticos em geral, vale a pena conhecer este lugar em São Paulo, e agora você já sabe o que fazer na Liberdade.

Quando ir: sábado é melhor pela feirinha e karaokês
Onde é: na porta da estação de metrô da Liberdade, bairro da Liberdade
Quanto custa: GRÁTIS, para andar na rua e entrar em lojas é gratuito, só paga o que comprar
CUIDADO: chegue cedo, às 19h em ponto pra nao ficar sem lugar, ou agende antes
Como é o passeio: a feirinha acontece na praça, passeie pela praça e depois desça a Rua Galvão Bueno, onde vai ver lojas, mercadinhos e tem a Ikesaki também. Vai na rua do Tori também.

liberdade tigao lopes

5. BECO DO BATMAN

O Beco do Batman é um verdadeiro tesouro escondido para os amantes de arte de rua e grafites. Localizado no bairro da Vila Madalena, esse beco encanta os visitantes com sua concentração de obras de arte coloridas e intensas criadas por artistas de rua renomados, como Eduardo Kobra e muitos outros.

Além disso, é possível encontrar brechós e antiquários para compras descoladas e botecos para curtir a tarde, ou à noite por ali. Eu fiz um vídeo mostrando tudo, tá logo ali abaixo.

Quando ir: todos os dias
Onde é: Vila Madalena, na rua
Quanto custa: GRÁTIS é na rua tudo é gratuito
CUIDADO: tenha cuidado com seus pertences, porque enquanto você aprecia as artes ou tira foto, algum mal intencionado pode estar de olho.
Como é o passeio: é uma travessia em ruas, são ruas estreitas, então te recomendo ir durante o dia, entre 10h e 16h, mas como é rua, é só andar ali e apreciar muitos murais de arte.

6. TOUR GUIADO GRATUITO EM SP

Se você está procurando um rolê em SP de uma forma divertida e econômica de explorar pontos turísticos de São Paulo, um tour gratuito é uma ótima opção. Com esses tours, você pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade com acompanhamento de um guia experiente e ainda pagar apenas o quanto considerar justo pelo serviço.

Para fazer um tour gratuito em São Paulo, você pode procurar por grupos de turismo que oferecem esse tipo de serviço. Muitas vezes, esses tours são direcionados para estrangeiros e contam com guias que falam inglês ou espanhol, o que é ótimo para quem quer praticar outro idioma.

As principais rotas dos tours gratuitos em São Paulo incluem lugares icônicos como o centro histórico onde fica o triângulo SP, a famosa Avenida Paulista, mas existem muitos tours diferentes, tours de arquitetura e tour de diversos tipos. Além disso, esses tours geralmente são feitos a pé, o que permite uma experiência mais imersiva e próxima da cidade.

Para garantir sua vaga em um tour gratuito em São Paulo, é importante fazer sua reserva com antecedência. Assim, você pode garantir que terá lugar no grupo e poderá desfrutar de uma experiência incrível explorando a cidade sem gastar muito dinheiro.

Existem informações sobre tour guiado no site oficial da Prefeitura de São Paulo.

Agora para facilitar, aqui está um link de tour gratuito em São Paulo, e também tem inúmeras outras opções de tudo ali que você pode escolher.

Quando ir: no horário agendado na página de cada tour
Onde é: centro, avenida Paulista, depende onde será o seu tour
Quanto custa: as vezes GRÁTIS ou um valor bem justo pelo passeio, e tem o ¨pague o quanto você acha que vale¨
CUIDADO: cuide de seus pertences e não confie em quem não conhece
Como é o passeio: cada tour funciona de uma forma, escolha um que combine com o tempo disponível, e lugar que queira conhecer. A melhor dica é escolher um tour pelo link aqui, ou clicando aqui.

city tour tiago lopes

7. TOUR PELO TRIÂNGULO SP NO CENTRO HISTÓRICO DE SP

Este é um tour que eu vou te ensinar a como fazer um tour sozinho pelo centro histórico de São Paulo. É muito simples.

Vou te sugerir meu tour preferido de SP. Pensa em um triângulo. Ele tem 3 ângulos, e 3 linhas. As linhas são as ruas que eu sigo para andar, (só passa pedestre nessas ruas, não passa carros). É um tour pelas pelas 3 primeiras ruas da capital.

Siga o tour pelas ruas e no canto de cada ponta do triângulo, tem uma Igreja. Para entender melhor eu te explico abaixo sobre este tour que vai ver muitos pontos turísticos em SP.

Segue abaixo um passo a passo de um tour de 2 horas pelo centro histórico de São Paulo, o que chamamos de Triângulo SP. Este tour para fazer em São Paulo explica bastante da história da cidade mais populosa da América, é onde tudo começou.

Eu, Tiago Lopes, te digo isso como turismólogo. Aproveite!

tour do cafe tiago lopes

Quando ir: qualquer hora, melhor durante a semana e durante o dia
Onde é: comece da estação de metrô São Bento
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: é só prestar atenção e não dar bobeira, evite a Praça da Sé
Como fazer um tour no triângulo histórico de SP: saia do metrô São Bento, busque o largo São Bento e suba as escadas ali, vai chegar no Mosteiro São Bento onde tem a igreja, uma das pontas do triângulo SP. Siga pela Rua São Bento, passando pela Praça do Coreto, onde tem o Edifício Martinelli e o Farol, siga e vai passar pela Praça do Patriarca onde dá pra ver o Edifício Matarazzo que tem um super jardim no topo, dá pra ver o viaduto do Chá, o Teatro Municipal e o Shopping Light. Siga andando na rua São Bento até a Igreja São Francisco e do lado da Igreja de São Francisco, tem a Faculdade de Direito da USP, siga andando pela rua Benjamin Constant e vai sair na lateral da Catedral da Sé, que dá para entrar e visitar. No meio da Praça da Sé fica o Marco Zero da cidade de São Paulo. Siga andando, e vire na esquina depois de passar na doceria com a fachada toda rosa Delícias da Vovó, chegue então no Pateo do Colégio, o lugar onde a cidade de São Paulo começou, passamos mais um ângulo do triângulo SP. Siga andando na rua Boa Vista e se assuste com o impostômetro. Siga andando, que vai encontrar a rua Ladeira Porto Geral a sua direita. Se descer ela, saí na rua 25 de Março. Se seguir reto sai no Largo São Bento, ali na esquina fica o Café Girondino.

8. TOMAR CAFÉ EM ALGUMA CAFETERIA NO CENTRO HISTÓRICO

De cafeteria legal para ir no centro de São Paulo eu entendo. E você precisa curtir alguma delas. São muito diferentes, mas te garanto que assistir este vídeo sobre 30 cafeterias que eu fiz no Festival do Café em São Paulo vai valer a pena. Escolha a que você achar que combina com você, tem para todos os gostos. Escolha o dia do tour no centro histórico para curtir algumas cafeterias no triângulo e viver essa experiência única no centro de São Paulo.

Quando ir: qualquer dia
Onde é: no centro histórico de São Paulo
Quanto custa: cada cafeteria tem seu preço
CUIDADO: pergunte o valor do produto que vai consumir antes de pedir
Como é o passeio: te recomendo a escolher algumas cafeterias do vídeo para encaixar no seu tour pelo triângulo SP.

9. PASSEIE PELO PARQUE DO IBIRAPUERA E CURTA MUITAS ATRAÇÕES

O Parque Ibirapuera é uma atração turística gratuita na cidade de São Paulo que disputa a liderança de visitas com a Avenida Paulista, é diversão garantida para os paulistanos e turistas, e tem muitas coisas legais para fazer. É um parque com muita área verde, são espaços bem cuidados, lugar lindo para tirar fotos e uma variedade de atrações turísticas e várias delas são gratuitas, tem passeio gratuito sim.

O parque é um lugar perfeito para curtir um dia ao ar livre em SP. Correr, pedalar, andar de skate ou fazer um piquenique são apenas algumas das opções que você tem para se divertir grátis. O parque é um pacote completo de diversão, cultura e beleza em São Paulo. E se você fizer mais de um passeio ao mesmo tempo, este é o lugar perfeito para isso, segue a lista de opções de cultura, lazer e diversão para visitar no parque.

Embarque em um super e longo passeio dentro do parque, que você pode fazer a pé. Você pode entrar em muitos lugares turísticos enquanto passeia dentro do parque, tem a famosa Oca, que fica do lado do Auditório Ibirapuera. Para quem gosta de um lugar para fazer crossfit ou mesmo exercícios físicos, um lugar que os paulistanos gostam muito é ir à Serraria, que é uma antiga construção.

Tem também o planetário que fica pertinho do Museu Afro Brasil e do Jardim Japonês. Tem a Marquise onde os skatistas adoram, e ali fica o MAM – Museu de Arte Moderna. Do lado do MAM fica o pavilhão onde acontece o SPFW e fica a Fundação da Bienal de Artes.

Pode estacionar bem ali entre o pavilhão e o museu, ou pedir o Uber para parar ali. Se for a pé, entre pelo Obelisco ou pelo monumento do Empurra-Empurra que são esculpidos cavalos e pessoas.

Perto do Obelisco, atravessando a Avenida Pedro Álvares Cabral, fica um lugar que eu gosto muito de ir por 2 motivos. Pra ver a vista de cima de todo o parque do Ibirapuera e porque lá é um museu gratuito muito legal, meu conceito de arte mudou depois de conhecer artes lá no MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP,

Aproveite que tem muito ponto turístico com atrações que são gratuitas e algumas com preços acessíveis.

sao paulo parque do ibirapuera area verde scaled e1677782802128

Parque do Ibirapuera

Quando ir: todos os dias, de 5h às 23h, mais vazio no dia de semana na manhã e tarde
Onde é: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. Sugestão: entrar pelo portão 2
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: cuidado com seus pertences, evite a noite
Como é o passeio: é um parque público que os paulistanos vão para fazer atividades físicas ao ar livre todos os dias na cidade de São Paulo. Além das atrações turísticas do Ibirapuera que vamos falar a seguir, tem pistas para caminhar e fazer cooper, tem quadras, lanchonetes para comer ou fazer um lanche, tem carrinhos que vendem água de coco fresquinha, muitas coisas legais para crianças brincarem, e muitos espaços para curtir os dias ensolarados.

Oca do Ibirapuera

Quando ir: terça a domingo de 9h às 22h
Onde é: dentro do Parque Ibirapuera, pela entrada do portão 3
Quanto custa: o valor altera de acordo com a evento
CUIDADO: tenha ingresso antes de ir
Como é o passeio: você entra e tem um espaço bem amplo. Frequentemente trocam as exposições, mas sempre tem alguma exposição de arte e cultura de São Paulo legal para conhecer.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Quando ir: ter a dom, 10h às 18h (entrada até 17h30)
Onde é: dentro do Parque Ibirapuera, perto da Oca, Bienal e Marquise
Quanto custa: R$25,00 inteira, R$12,50 meia-entrada, Domingo é gratuito
CUIDADO: não encoste em nada
Como é o passeio: você encontra a entrada do MAM andando pela marquise, entre e aproveite, sempre umas exposições interessantes pra gente apreciar. Aqui tem a programação.

Auditório Ibirapuera

Quando ir: quando tiver alguma programação, ou ir só ver o lugar
Onde é: no Parque do Ibirapuera – Portão 3
Quanto custa: depende do evento, muitas vezes é gratuito
CUIDADO: lugar muito lindo pra tirar foto, tenha bateria
Como é o passeio: vale a pena só conhecer o lugar, mas se conseguir assistir algo lá dentro, é incrível, e o palco abre atrás e as vezes acontecem shows no lado de trás, porque o palco é feito para fazer apresentação das 2 formas.

Fundação da Bienal de São Paulo

Quando ir: quando acontecer a Bienal das Artes, o SPFW ou algum evento lá
Onde é: no Parque do Ibirapuera – Portão 3
Quanto custa: muitas vezes é gratuito
CUIDADO: em eventos, dias de semana são mais vazios
Como é o passeio: é um passeio que anda bastante pois o pavilhão é bem grande e tem pavimentos superiores, sempre é muito legal o que acontece lá.

Jardim Japonês

Quando ir: quinta a domingo e feriados de 10h às 17h
Onde é: no Parque do Ibirapuera, fica escondido lá perto do Museu Afro Brasil
Quanto custa: quinta é GRÁTIS, adulto R$15 e meia R$7,50
CUIDADO: vá preparado para chegar lá e não estarem liberando
Como é o passeio: é uma joia rara dentro do Parque, quase ninguém conhece. Eu descobri porque fui gravar uma publicidade lá. É lindo, um lugar lindo, com muitos bonsai grandes, a mais mais legal para fazer no Parque do Ibirapuera

Museu Afro Brasil

Quando ir: terça a domingo de 10h às 17h (pode ficar até 18h)
Onde é: dentro do Parque Ibirapuera, próximo ao Portão 10
Quanto custa: inteira R$ 15, meia R$7,50, e quarta é GRÁTIS
CUIDADO: fim de semana o parque é bem mais cheio
Como é o passeio: você anda pelo museu que tem mais de 8 mil peças, como quadros, esculturas, fotografias e coisas antigas de artistas brasileiros e estrangeiros sobre como as pessoas africanas e afro-brasileiras viveram e como elas influenciaram a sociedade brasileira. É como uma grande aula de história com muitas coisas legais para ver!

Planetário

Quando ir: tem várias sessões ao dia
Onde é: dentro do Parque Ibirapuera, entre pelo Portão 10
Quanto custa: existem sessões paga e às vezes gratuitas
CUIDADO: confira horários no site oficial e compre antes
Como é o passeio: você entra e assiste a sessão que escolheu. Tem sessão infantil e adulto.

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)

Quando ir: terça a domingo de 10h às 21h
Onde é: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo-SP, Brasil
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: lá é tranquilo, dá pra ir de carro e estacionar lá dentro
Como é o passeio: se você ainda tiver tempo, vale a pena esticar o passeio até o Museu de Arte Contemporânea da USP, que fica vizinho ao parque e oferece uma vista incrível para o Ibirapuera.

10. PASSEIE PELO MINHOCÃO NO DOMINGO

Já ouviu falar do Minhocão? Também chamado de Elevado Costa e Silva, mas se chama Elevado João Goulart. Hahaha. Coisas de SP! Este é um passeio de SP gostoso de fazer, gratuito e te digo pra ir em um dia de sol, porque você vai andar pelas ruas do elevado.

Domingo é o dia certo, porque é quando a maioria das pessoas vão. Pensa em uma avenida suspensa que liga o centro da cidade a zona oeste e que tem muito trânsito durante a semana, e no fim de semana eles fecham ela e você pode passear por ela, e aí você observa muitas coisas legais: artes nos prédios (é um museu a céu aberto), tem artistas que se apresentam por ali.

Observe o quão perto é essa avenida dos apartamentos nos prédios. É só chegar lá que você verá crianças, bicicletas, atletas, algumas coisas para comprar de comida, arte, sempre alguma coisa diferente, pessoas onde você pode observar a pluralidade que existe em SP. Vai uma galera animada, cantam, tocam, um lugar em São Paulo para diversão.

Quando ir: sábados, domingos e feriados, manhã e tarde, eu prefiro sempre aos domingos!
Onde é: no Elevado João Goulart, antigo, Elevado Costa e Silva
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: como é um lugar público, tenha cuidado com pessoas de bicicleta que ficar tentando furtar celular
Como é o passeio: é um passeio pra ir no domingo, andar ou pedalar, e apreciar as artes dos prédios, tudo que tem por ali, porque este é um lugar que gera muita polêmica na cidade, falam desde destruir, em transformar em outro espaço, e ele segue assim por enquanto.

11. PATEO DO COLLEGIO E SÉ

Se você quer saber onde começou São Paulo? Vou te explicar o Pateo do Colégio e a Sé, a Praça da Sé e a Catedral da Sé. Este é o passeio em São Paulo para conhecer onde toda essa megalópole começou antes de virar tudo isso.

São 2 lugares diferentes. Em 1 é onde tem o marco zero, e no outro é o lugar mais antigo da cidade. Vou te explicar e você decide como fazer seu passeio. O marco zero fica no meio da Praça da Sé, e fica na frente da porta de entrada da Catedral da Sé, que é uma linda igreja para visitar também, inclusive existem tours que você faz pela igreja, é só marcar no site oficial deles.

A praça não é um lugar tranquilo, infelizmente ali tem noias, dependentes, e pessoas que ficam zanzando por ali, então precisa fazer o passeio mais rápido ali. O outro lugar que é o Pateo, fica descendo a igreja, depois de descer toda a praça, vire à esquerda, que depois de um prédio já vai ver.

Ali não tem esses noias, e se você entrar no Pateo, paga uma taxa para visitar lá dentro,é um museu, e você pode conhecer o espaço, o andar de cima tem muita arte sacra, e embaixo tem mais coisas, tem banheiro, e a parede mais antiga que era do antigo Pateo do Colégio.

Pateo do collegio tiago lopes

Pateo do Collegio

Quando ir: terça a sábado das 9h às 16h45
Onde é: ​Praça Pátio do Colégio, 02
Quanto custa: Inteira: R$ 12,00, Meia R$ 6,00, idosos R$3,00
CUIDADO: cuidado com seus pertences quando estiver fora do Pateo
Como é o passeio: tem 2 tipos de passeios ali, entrar só pra ver a parede, que é legal porque é a mais antiga do mundo, e aí se quiser ainda vai ao banheiro, ou entrar e fazer todo o tour com os guias de lá. Quando entra no pátio, você sai em área aberta onde tem a parede mais antiga de SP, ou você já pode subir para conhecer lá em cima, tem muitas obras de arte, e pode conhecer a parte de baixo também.

Catedral da Sé

Quando ir: segunda a sexta de 8h às 19h, sábado de 8h às 17h e domingo de 8h às 13h
Onde é: Praça da Sé, Centro
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: a praça ali é um lugar que precisa ter muita atenção
Como é o passeio: você pode só conhecer ou marcar o tour que tem lá, que é gratuito, mas melhor marcar antes.

12. PARQUE DA INDEPENDÊNCIA O MUSEU DO IPIRANGA: LUGAR LEGAL PARA TIRAR FOTOS

Lugar ao ar livre, ideal para passear com a família em São Paulo, que você ainda pode tirar belas fotos. Tem um museu e uma super praça que é um dos lugares bonitos em SP. Na sua viagem a São Paulo aproveite esses dois importantes pontos turísticos da cidade: o Parque da Independência e o Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

O Parque da Independência fica mais distante da região central da cidade, ele é um oásis verde na cidade, com amplo espaço para caminhar, brincar com a família e praticar esportes. E além de conhecer o parque e tirar muitas fotos para eternizar esse passeio em SP, você pode visitar uma importante instituição histórica, o Museu Paulista, que é o Museu do Ipiranga, localizado no bairro do Ipiranga.

Entrar nele é uma viagem ao passado do Brasil através de uma coleção rica em objetos e documentos históricos da independência do país. Com exposições interativas e apresentações culturais para todas as idades, você certamente vai desfrutar e aprender mais sobre a história do nosso país na sua visita ao Museu do Ipiranga. Acesse de carro ou transporte público. Não perca a chance de explorar esses dois pontos turísticos incríveis em São Paulo.

Quando ir: Terça a domingo, das 11h às 17h
Onde é: Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga
Quanto custa: GRÁTIS e pode levar 1 kg de alimento não perecível
CUIDADO: tenha o ingresso antes de ir visitar o museu, pegar no site (ingressos liberado às sextas, 10h)
Como é o passeio: se você for só conhecer o parque e andar por ele e ver o museu de fora, não precisa de ingresso, é só ir, gosto muito de fazer isso. Se for entrar, aproveite que tá lindo.

parque da independencia

13. VISITE O MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Já ouviu falar do Memorial da América Latina em São Paulo? Sabe aquele monumento que é uma mão, e a gente já viu nos livros de história? É aqui. Este lugar em SP é um ponto turístico obrigatório para quem quer curtir a arte e a cultura da cidade.

O lugar foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, então já dá para imaginar o quão legal é o lugar em si, né? Tem exposições de arte de vários países da américa latina, ou seja, tem várias culturas dos países vizinhos.

Tem também um espaço para imagens e música. Tem o Pavilhão da Criatividade, onde dá para ver peças típicas de toda a América Latina, incluindo artesanato do folclore brasileiro. E na parte de fora do Memorial tem acontecido uns shows, uns eventos bem legais ali, dá uma olhada na programação deles se está tendo algo lá quando você for visitar.

Quando ir: segunda a domingo, de 10h às 17h
Onde é: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: não se esqueça de tirar foto na mão
Como é o passeio: é perto do metrô Barra Funda, é um espaço grande aberto, e claro, uma parte fechada, você entra em visita, e tira a foto da mão, é uma cultura legal, porque mistura toda a América Latina. Vale nem que seja uma visita rápida.

memorial da america latina tiago lopes

14. CONHEÇA O MUSEU DO FUTEBOL NO ESTÁDIO DO PACAEMBU, O MUSEU DE ARTE BRASILEIRA NA FAAP E A PRAÇA VILABOIM

Dois lugares próximos que dá pra fazer de uma vez. Um lugar para visitar em São Paulo para quem gosta de futebol é o Museu do Futebol. O Museu do Futebol, localizado dentro do conhecido Estádio do Pacaembu em São Paulo, é uma parada obrigatória para os apaixonados por futebol.

Este museu preserva e exibe a rica história do esporte no Brasil, oferecendo aos visitantes uma imersão em relíquias, fotos, vídeos e outros itens valiosos. Além disso, aproveite sua visita ao Museu do Futebol para conhecer um outro lugar, que fica ali pertinho, que é a FAAP, uma faculdade particular renomada, lá é lindo e o passeio é gratuito! Dá para ir a pé.

Lá na FAAP você pode visitar o Museu de Arte Brasileira que tem muita arte de grandes artistas. E digo mais, depois de passear na Faap, vá até a Praça Vilaboim, essa praça eu lembro do Jô Soares falando que gostava de ir, ela é charmosa vale dar só uma andada ali.

Perto da praça fica a famosa Casa Abandonada do podcast do Chico Felitti. A praça é linda e tem vários restaurantes moderninhos ali. O legal é que tem muitas coisas para fazer tudo próximo.

Museu do Futebol

Quando ir: Segunda a sexta, das 9h às 18h
Onde é: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
Quanto custa: GRÁTIS na terça, R$ 20,00 Inteira, R$ 10,00 Meia
CUIDADO: confirme se realmente está aberto, pois pode haver mudanças
Como é o passeio: você chega pela praça do estádio, se quiser pode estacionar por ali, entre no estádio do Pacaembu e então vai poder visitar o Museu do Futebol.

Museu de Arte Brasileira

Quando ir: quarta a segunda, de 10h às 18h (entra até 17h30)
Onde é: na Faap, Rua Alagoas, 903
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: terça é sempre fechado
Como é o passeio: só de entrar dentro do prédio da Faap já vale a pena, é lindo, e a exposição de arte que tem lá é rica em artes de grandes artistas.

15. UM LUGAR CULTURAL E LEGAL: CONHEÇA O MIS E O MUBE

Sabe a exposição da Castelo Rá Tim Bum, da Rita Lee, do David Bowie… já fui em tantas lá no MIS e no MUBE. Um museu que fica na rua dos carros importados.

É um lugar muito legal de conhecer, antigamente eu ia em uma festas lá na área aberta, era muito legal. Então se tiver uma exposição legal ou não, vale a pena ir conhecer o MIS, e depois visitar também o MUBE, que é um Museu que fica meio que subterrâneo em relação ao MIS, mas é tudo ali. Se você está visitando São Paulo e procura por uma imersão cultural, a dica é conhecer o Mube – Museu Brasileiro de Escultura e o MIS – Museu de Imagem e Som.

O Mube é dedicado à apresentação e preservação da escultura brasileira, oferecendo aos visitantes uma visão ampla da produção artística do país, desde os tempos coloniais até a contemporaneidade. Aqui, você poderá admirar obras de artistas renomados e descobrir novos talentos, além de participar de atividades culturais e educativas.

Já o MIS é uma instituição cultural dedicada à imagem, som e tecnologia. O museu apresenta exposições interativas e instalações artísticas que exploram a relação entre tecnologia e arte. Aqui, você poderá experimentar a vanguarda da tecnologia e ter uma imersão única nas artes visuais, sonoras e digitais.

Ambos os museus são passeios inesquecíveis para todos os amantes de arte e cultura e oferecem a oportunidade de descobrir a riqueza da produção artística brasileira. Não perca a chance de visitá-los e aproveitar ao máximo sua viagem a São Paulo!

MIS

Quando ir: terças a sextas, de 11h às 19h, e sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h
Onde é: Av. Europa, 158, Jardim Europa
Quanto custa: terça é GRÁTIS; quarta a sexta: inteira R$ 30, meia R$ 15; sábados, domingos e feriados: inteira R$ 50, meia R$ 25
CUIDADO: veja qual exposição está acontecendo e compre o ingresso antes
Como é o passeio: você entra por um corredor coberto em cima para não molhar na chuva, segue reto, na sua frente tem um restaurante de alta gastronomia, daqueles que vem pouca comida, rs, mas é gostoso. Vire à direita, antes do restaurante, para entrar no MIS, entre com seu ingresso e aproveite que vai seguir um caminho único até o final da exposição, é tudo super organizado. Siga para o MUBE mesmo se não tiver ingresso que é tranquilo de entrar. Volte para a rua, siga até a esquina, vire e siga até a entrada principal do MUBE.

MUBE

Quando ir: terças a domingo, de 11h às 17h
Onde é: Rua Alemanha 221, Jardim Europa
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: reserve gratuitamente antes
Como é o passeio: aproveite para conhecer após sair do MIS. O MUBE é um museu com artes que fazem refletir, é sempre uma pira que me transforma, me faz ficar entendendo aquelas artes por dias. Você vai entrar e pode conhecer a parte aberta de cima, ou descer e conhecer tudo que tem lá, vale a visita, e pode tomar um café lá depois na cafeteria bonitinha que tem lá.

16. VISITE O MUSEU CATAVENTO

Visite o Museu Catavento, é um lugar muito legal para ir com a família toda. Fica perto do Mercado Municipal. Este é o museu que toda criança e os adultos também adoram. O Museu Catavento é o lugar ideal para desfrutar de um dia cheio de diversão e aprendizado no universo da ciência.

Com experimentos interativos e atividades lúdicas, o Catavento é o destino perfeito para crianças e adultos. Explore o museu sozinho ou participe das sessões guiadas, que oferecem experimentos exclusivos e ainda mais divertidos. Tenha em mente que os programas especiais são concorridos, especialmente nos finais de semana, por isso programe sua visita com antecedência e reserve no site antes.

Quando ir: terça a domingo, de 09h às 17h
Onde é: Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Centro
Quanto custa: terça é GRÁTIS, Inteira R$15 e meia R$7,50
CUIDADO: compre o bilhete antes de ir
Como é o passeio: é um passeio legal, tem bastante criança, você entra no museu e aproveita tudo que tem lá. Se for andar depois aos arredores, tenha cuidado. Dá para ir andando até o MErcado Municipal, mas tenha cuidado com seus pertences e não fique dando bandeira.

museu catavento tiago lopes

17. MERCADO MUNICIPAL

Se você decidir dar uma volta pelo Mercado Municipal de São Paulo, que chamamos de Mercadão, se prepare que vai ser um passeio animado, e que precisa de muita atenção por ali. O Mercado Municipal fica bem próximo do comércio da 25 de Março, um dos lados ainda tem este comércio, ou seja, sempre tem muita gente por ali.

No Mercado Municipal, é só chegar e entrar. Você pode só andar, conhecer e não comprar nada. Não deixe de subir as escadas e ver a vista lá de cima. Se você quiser comer lá, tem o famoso sanduíche de mortadela, indico somente para quem é muito amante de mortadela. Tem pastel, quitutes e outras comidas com lugares para lanchar tanto em cima, quanto embaixo. Os restaurantes de cima tem um preço mais alto.

ATENÇÃO: quando entrar lá, vão te oferecer frutas e petiscos, só aceite se quiser comprar mesmo. Eles oferecem vários pedaços de várias frutas, mas o valor disso depois, pode ser alto. Pergunte sempre o valor antes de pegar algo. Existem várias degustações lá, se quiser, pergunte o preço antes e seja feliz! Vai poder experimentar frutas estranhas e se deliciar com queijos, salames e outras iguarias incríveis.

E aí, já deu água na boca? Aproveite este lugar, que é um patrimônio tombado na cidade de São Paulo.

Quando ir: todos os dias, de 6h às 18h
Onde é: Rua da Cantareira, 306
Quanto custa: GRÁTIS, só o que consumir
CUIDADO: existem muitos casos de pessoas que aproveitam de turistas, então cuidado com quem te oferece algo que parece gratuito, mas não é
Como é o passeio: você pode entrar por qualquer portão, estacionar por lá, e até fazer passeio de tour gratuito, paga só a comida, quem tem lá. Eu te indico ir, e dar uma volta para conhecer e experimentar alguma coisa, atlém das frutas, e queijos, tem pastel e muitas outras comidinhas lá.

mercado municipal da cantareia sp tieago lopes

18. THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um local único para visitar na cidade de São Paulo. Com uma arquitetura eclética inspirada na Ópera de Paris, é uma das atrações turísticas mais importantes da cidade e é um dos teatros mais importantes do Brasil.

Construído para atender à demanda da elite paulistana, que buscava elevar a cidade ao patamar dos grandes centros culturais. Hoje, muitos espetáculos culturais lindos, emocionantes acontecem lá. Se programe com antecedência e selecione um espetáculo, uma ópera, um balé, ou qualquer outro espetáculo no site oficial, as vezes tem espetáculos grátis.

Quando ir: escolha no site oficial a data que precisa
Onde é: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Quanto custa: depende do espetáculo, alguns são GRÁTIS
CUIDADO: tenha cuidado aos arredores do Theatro
Como é o passeio: para que você está entrando em um filme, é lindo demais, prepare para ver de dentro, é o teatro mais lindo que já vi.

Teatro Municipal de Sao Paulo tiago lope

19. IR NA ESTAÇÃO DA LUZ E CONHECER A PINACOTECA

Esse é um passeio que visita 3 lugares ou mais juntos. Comece chegando pela Estação da Luz, qualquer metrô ou trem vai te levar até ela. A estação é onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminster. Depois de tirar fotos, cuidado com o celular, saia da estação, e lá fora você tem 2 museus e o Jardim da Luz.

O Jardim da Luz é o parque Jardim da Luz é o mais antigo não só da cidade de São Paulo como de todo o estado, este parque fica do lado da Pinacoteca, um dos museus, e o outro museu é o Museu da Língua Portuguesa, que fica na própria estação da Luz, vou falar em detalhe sobre ele mais pro final deste post.

Continuando a ideia desse tour, é sair da estação e ir na Pinacoteca. A Pinacoteca é um museu com uma construção incrível que funciona hoje lá, um museu que frequentemente tem exposições legais, então reserve antes pelo site o dia e hora que combina para você. Se não quiser entrar, aproveite o parque do lado, que é o Jardim da Luz. Tenho um fofoca dali: existem muitas garotas de programa mais velhas ali, hoje poucas restaram, mas algumas estão ali há décadas.

Outro lugar que pode andar é sentido contrário na Pinacoteca e vai sair numa bifurcação, e uma dessas ruas é a Rua José Paulino, um lugar para fazer compras de roupas femininas e até masculinas. Mesmo se não for comprar, vale um passeio para entender, muitas lojas ali, dia de semana vendem no atacado, e fim de semana no varejo, mas sempre tem algumas que sempre vendem no varejo.

ESTAÇÃO DA LUZ

Quando ir: todos os dias, de 4h às 24h
Onde é: Praça da Luz, 1 – Luz – Metrô Luz
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: com seus pertences
Como é o passeio: vindo de qualquer metrô, vai sair na estação da Luz, então siga andando sentido Praça da Luz e vai sair já na parte de cima. Ali em cima funcionam os trens, ande por ali, tire fotos, e depois saia para o Jardim da Luz (o parque mais antigo de SP) e a Pinacoteca.

PINACOTECA

Quando ir: quarta a segunda, de 10h às 17h30
Onde é: Praça da Luz, 2 – Luz
Quanto custa: inteira R$20 e meia R$10
CUIDADO: reserve o ingresso com antecedência
Como é o passeio: é um espaço agradável de andar, precisa de umas 2 horas pelos menos para olhar tudo, e aproveite que sempre tem muita coisa legal ali.

sao paulo melim 4

20. EXPERIMENTAR O PASTEL DE FEIRA

Visitar São Paulo e não comer um pastel de feira, é igual ir a Minas e não comer pão de queijo. O pastel de SP é o melhor do mundo, tem cada sabor que eu amo. Carne seca com queijo é meu preferido. As feiras acontecem por toda cidade, elas acontecem nos mesmos lugares 1 vez por semana. Mas existem muitas pastelarias espalhadas pela cidade.

Comer um pastel tem que estar em qualquer Guia de SP. É um dos lugares para ir em SP com a família mais barato, mas claro que o pastel pode ser um detalhe dentre os passeios de São Paulo que você esteja conhecendo. Tem muitas coisas grátis para fazer em Sampa. Dicas de atrações de SP tem pra todo lado igual aos pastéis. Mas pra mim, ir numa feira comer pastel, é um dos lugares turísticos em SP mais paulistanos. Agora temos lugares para sair, vamos falar logo menos.

Quando ir: todos os dias
Onde é: tem pastel para todo lado e feira de rua também
Quanto custa: menos de R$10
CUIDADO: escolha pastel que seja frito na hora
Como é o passeio: existem feirinhas de rua por toda a cidade, cada bairro tem as suas feiras que acontecem 1 vez por semana em cada lugar. As feiras de rua de São Paulo acabam por volta das 13 horas.

pastel de feira

21. DESCUBRA O LUGAR PARA COMER MAIS RÁPIDO DE SP: O ESTADÃO

O Estadão é uma experiência gastronômica típica e muito paulistana, que os turistas não conhecem, mas que eu acho muito legal de conhecer, porque é o lugar mais rápido que já vi para pedir comida, e é gostoso.

O famoso sanduíche de pernil é de lá. É um restaurante, lanchonete, padaria, resumindo é um lugar com comida rápida, super conhecido da imprensa, muitos famosos vão lá, o preço é bom. Você come bem sem gastar muito. Marque quanto tempo demora para chegar o que pedir.

Tem muitas coisas legais para fazer próximo ali do Estadão, como a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Copan, o Edifício Itália, o Theatro Municipal, o Viaduto do Chá e vários outros.

Quando ir: 24 horas
Onde é: Viaduto Nove de Julho, 193 – Centro Histórico de São Paulo
Quanto custa: preço justo
CUIDADO: sempre muita gente, cuide de seus pertences
Como é o passeio: é tipo uma padaria de esquina, que você vai entrando, tem o balcão, e segue com muito balcão, pq é o único lugar para sentar, mesmo para almoçar, você senta no balcão lá do fundo. Se for a primeira vez, o mais famoso é o sanduíche de pernil do Estadão, indico o sanduíche tradicional. Ele vem em um pão francês, mas é muito, mas muitoooo recheado de pernil, e é delicioso. Hummmm. Eles anotam a conta em um papelzinho e no final você paga na saída.

22. COMER EM ALGUMA PADOCA

Bora para mais um rolê em SP? Um lugar para fazer alguma coisa legal em São Paulo é simplesmente ir em uma padoca, que são tipo umas padarias, só com o lugar de comer, esses lugares são tipo um tudo-em-um, tem como almoçar, jantar, pedir uma porção, ou tomar um café da manhã.

As padocas são super tradicionais em São Paulo, tem um quê de especial que não sei explicar, mas só as padocas de SP têm. Quem mora por aqui ou vem de viagem, tem que incluir uma parada para comer em uma dessas padarias típicas no seu roteiro de SP, porque é muito mais que uma padaria, é uma Padoca. Escolha uma no meio do caminho, pede um prato executivo que vai ver só que delícia.

Quando ir: cedo até a noite
Onde é: qualquer esquina, ou pelos quarteirões também.
Quanto custa: paga o que comer
CUIDADO: gosto de perguntar o que mais sai na casa, isso me ajuda a escolher
Como é o passeio: chegue e sente, peça o cardápio. Existem muitas padocas com mesas na rua, aproveite em um dia gostoso.

padaria sp tiago lopes

23. CONHECER A VILA ITORORÓ

Você já ouviu falar no incrível ponto turístico de SP: Vila Itororó? A Vila Itororó é um centro cultural que fica na Bela Vista, em São Paulo. Construída no começo do século 20 com material de demolição, ela já foi moradia para a nobreza e pessoas de baixa renda.

Em 2002, a vila foi tombada como patrimônio histórico e reaberta em 2021 como um centro cultural cheio de atividades divertidas e gratuitas, como shows, festivais, teatro e exibições de filmes. Além disso, a vila abriga um laboratório de fabricação digital e um centro de referência para a igualdade racial. Se você quiser se divertir e conhecer um pouco da história, a Vila Itororó é o lugar perfeito para você conhecer em SP!

Quando ir: terça a domingo, de 10h às 19h
Onde é: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: reserve antes
Como é o passeio: o passeio na Vila Itororó é uma experiência única que permite aos visitantes explorar as ruas estreitas e pitorescas, admirar as casas antigas restauradas, conhecer a cultura local e provar a culinária típica. É uma oportunidade para mergulhar na história e na atmosfera charmosa da vila, fazendo uma viagem no tempo e desfrutando da paisagem e da tranquilidade do local.

Vila Itororo tiago lopes

24. PASSEIO PARA QUEM AMA FLORES E PLANTAS: CEAGESP

Se você gosta de plantas e flores, você precisa conhecer este lugar em SP que é o mais barato para comprar flores e plantas em São Paulo, o Ceagesp. Pensa em um galpão gigantesco com muitas ruas de um lado até o outro, essas ruas por todos os lados existem barracas de plantas e flores diferentes, de todos os tipos, estilos, tamanhos, tem árvores também, e tudo que precisa para plantar.

É um passeio à noite, isso mesmo, começa às 22h30 e vai até de manhã, isso porque é nesse lugar que as floriculturas vão se abastecerem de flores e plantas. É um lugar muito legal de conhecer em São Paulo para qualquer pessoa. É um lugar que é mais fácil ir de carro, e você deve entrar pelo portão 4.

O Ceagesp, que é onde acontece essa feira de flores, fica para os lados da roda gigante de São Paulo. Este lugar é impressionante, você nunca vai ver algo igual no mundo. Vale demais a pena visitar para ver como aquilo ali funciona e abastece as floriculturas. Para comprar para si mesmo também é o melhor lugar e o lugar mais barato para comprar flores e plantas em São Paulo.

A Feira de Flores é uma atração famosa em São Paulo, organizada pela CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais, a feira acontece no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP). Essa é a maior feira de flores do país e reúne cerca de mil produtores de flores, plantas, grama e mudas.

Quando ir: segunda de 22h30 até 9h30 da terça, quinta de 22h30 até 9h30 de sexta
Onde é: CEAGESP portões 3 e 4, Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina
Quanto custa: GRÁTIS, paga para estacionar
CUIDADO: como é a noite, tenha cuidado com seus pertences
Como é o passeio: você entra pelo portão 4, estaciona ali, e precisa andar até o pavilhão, parece vazio, mas vai se surpreender. Siga andando para frente, que vai sair próximo do pavilhão, quando ver barraquinhas vendendo pastel, é ali o começo da feira, entre ali e seja feliz, se quiser, vai pelo meio e volta por alguma das ruas do canto. As árvores para comprar ficam mais nos cantos.

TL 36X30

25. GALERIA DO ROCK: LUGAR DESCOLADO EM SP

A Galeria do Rock é muito conhecida, fica em uma rua de pedestres, Rua 24 de Maio, essa rua que liga o Theatro Municipal até a Praça da República, no centro histórico de SP. Lá tem loja, e muitas das melhores lojas na Galeria do Rock em São Paulo vendem roupas descoladas.

A Galeria do Rock é um dos pontos turísticos mais procurados pelos amantes de rock n’ roll e oferece uma ampla variedade de lojas e galerias de arte que apresentam uma seleção de itens relacionados ao gênero musical. Te indico entrar pela Rua 24 de Maio, você poderá encontrar tudo, desde camisetas vintage de bandas renomadas como The Beatles, Led Zeppelin e Rolling Stones, até discos raros e outros artefatos. Além disso, a Galeria do Rock também é conhecida por suas animadas opções de entretenimento, como shows ao vivo, exposições de arte e eventos culturais.

Procure as melhores lojas da Galeria do Rock e descubra itens raros e únicos, e passeie pela galeria para aprender mais sobre a história do rock n’ roll.

Quando ir: segunda a sábado, de 9h às 18h
Onde é: Av. São João, 439 – República
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: cuidado com celular e objetos pessoais
Como é o passeio: é uma galeria, que você entra e passeia por todos os andares que quiser, te indico entrar pela rua que liga ao teatro municipal porque nela tem muitas outras lojas para você olhar, é que são tantas que não cabem só na galeria.

galeria rock tiago lopes

26. CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O Centro Cultural São Paulo é uma instituição pública cuidada pela SMC, que fica em um galpão gigante, tem uma linda biblioteca com espaços de cultura para visitar, e fica colado no metrô Vergueiro.

A arquitetura é linda, vale visitar. A biblioteca também é muito legal. Tem muitos lugares lá para caminhar e conhecer como a Discoteca Oneyda Alvarenga, as Bibliotecas Infantojuvenil e Braille, a Gibiteca, a Folhetaria, o Fab Lab Livre e as exposições que estão em cartaz.

Já fui em muitos show e espetáculos de teatro bons, daqueles de brilhar os olhos e sair satisfeito da peça. Fiz até curso de Clown lá. Se você leu isso, comenta em uma foto qualquer no meu Instagram TiagLopes: CLOWN kkkk

To brincando, voltando ao Centro Cultural SP. Fica de olho na programação oficial do Centro Cultural São Paulo e se tiver algo quando você estiver indo, já aproveita e assiste algo que tiver.

Quando ir: todos os dias, de 10h às 22h
Onde é: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quanto custa: GRÁTIS, mesmo espetáculos têm preços acessíveis
CUIDADO: procure ir durante o dia
Como é o passeio: saindo do metrô você já consegue entrar nele, ou pode ir pelo passeio. É mais vazio de pessoas, enche na hora dos espetáculos, eventos e o que acontece lá.

centro cultural sp tiago lopes

27. MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Um passeio importante de estar nesta lista é visitar um museu sobre a nossa língua, é bom para aprender mais sobre nosso idioma e um lugar para passear com crianças incentivando aprender mais, então aproveite o Museu da Língua Portuguesa.

Depois do incêndio trágico, esse lugar ressurgiu das cinzas mais incrível do que nunca. Agora, com exposições interativas e conteúdo super atualizado. Mesmo se você já visitou o antigo, não perca a oportunidade de conhecer o novo, é mais um passeio de SP. Importante a gente valorizar nossa lingua.

Quando ir: terça a domingo. de 9h às 16h30
Onde é: fica no edifício histórico da Estação da Luz, centro de São Paulo
Quanto custa: sábado é GRÁTIS, inteira R$20 e meia R$10
CUIDADO: não fique com celular para fora nos arredores
Como é o passeio: você entra pela lateral da estação e aproveita o conhecimento lá. É tão legal entender melhor nosso idioma, né?

museu lingua portuguesa

28. CONHEÇA UMA FEIRA DE ANTIGUIDADES: A PRAÇA BENEDITO CALIXTO

Um rolê em SP para fazer é ir na feira da Praça Benedito Calixto.
A Praça Benedito Calixto é bem conhecida pelos paulistanos pela feira de sábado, é a feira de antiguidades, muito legal de conhecer, mas a questao nao é só a feira, é que tem muitas outras lojas de coisas para casa, e dá para comer por ali também, até outlet tem ali perto.

Essa Praça é um sucesso aos sábados com essa feira de antiguidades, de coisas vintages, de muita coisa legal para comprar, tem junto uma feira gastronômica.

A Praça Benedito Calixto em São Paulo é um local ideal para visitar se você estiver procurando itens antigos, como discos de vinil, telefones antigos, CDs e brinquedos colecionáveis. Tem também: artigos retrô para decoração da casa, painéis de propaganda antiga e lustres.

Tem uns galpões com feira também, mas com outros produtos, tem roupas pra usar, umas coisas bem modernas ali, uns sabonetes legais, objetos. Muito coisa pra ver. Mesmo se você não planeja comprar nada, é possível se divertir vendo as coisas. É uma ótima opção para quem procura uma experiência única de compras e entretenimento em São Paulo.

Quando ir: sábado
Onde é: a Praça Benedito Calixto fica entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio
Quanto custa: GRÁTIS porquê praça é um lugar público
CUIDADO: com seus pertences
Como é o passeio: é uma praça com um espaço grande, e tem vários restaurantes ali, então até junta um pessoal ali no final da tarde, é um point dos paulistanos. Aproveite o passeio ali e se quiser comprar roupa de esporte, dê uma subida na Teodoro Sampaio que tem um outlet lá. Tem umas lojas de decoração na Rua João Moura que sai ali na praça, que vale a pena conhecer.

benedito calixto tiago lopes

29. PRAÇA ROOSEVELT: LUGAR PARA ANDAR DE SKATE E CURTIR UM BARZINHO

Já ouviu falar da Praça Roosevelt? Este é um lugar da cena mais underground da cidade, um ponto turístico de SP que fui muito já. O que tem na Praça Roosevelt? É uma praça que tem diversas opções para curtir tanto a tarde quanto a noite. De dia, você pode passear e ver o pessoal do skate ali e aproveitar o sol para uma sessão de leitura ou um picnic.

Dali fica perto o Copan, a Rua Augusta, o Minhocão… À noite, a praça se transforma em um lugar para sair em SP animado, com bares e restaurantes abertos até tarde e atrações culturais, como shows de música ao vivo, espetáculos de teatro (indico super, tem vários teatro, aproveite essa cena da cidade, aqui é um antro do teatro paulistano) e também tem outros tipos de apresentações.

Sem dúvidas, a Praça Roosevelt é um lugar incrível para passar um tempo agradável e descobrir um pouco mais sobre a cidade de São Paulo. Já frequentei muito a Roosevelt, bons tempos, ia lá, tomava um drink, conversava com o pessoal nos barzinhos a noite, fazia amizades. E via o pessoal na praça andando de skate.

Quando ir: qualquer dia a tarde ou à noite
Onde é: Praça Roosevelt
Quanto custa: GRÁTIS, paga somente o que consumir e espetáculos
CUIDADO: ali tem muito movimento, e passam muitas pessoas, então indico ter cuidado com seus pertences
Como é o passeio: é uma praça que passa em cima de uma avenida, e ali tem um espaço para andar de skate, bike e patins. E o legal é a rua da praça que fica na parte de baixo, descendo as escadas, não seguir sentido s Rua Augusta, a escada da lateral que sai da rua de bares e teatros. Aproveite que é lotada de barzinhos e alguns teatros, então sempre tem um público que curte arte, pessoas que trabalham neste meio. Indico ir ali na rua dos barzinhos ali, e tomar uma ali só para conhecer, se gostar, continue e procure um espetáculo para assistir ali, e depois volte a tomar mais um drink, e comer um petisco. Lugar bom para conversar com os outros.

praca roosevelt

30. O NOVO E POLÊMICO PARQUE AUGUSTA

O Parque Augusta é um parque lindo, é um dos lugares bonitos em SP, é novo, gostoso de passear, fica na Rua Augusta e é um lugar para visitar em SP que vale curtir um momento. Brinco que o Parque Augusta é o nosso Central Park, porque é um formato retangular e tá bem no meio da cidade.

Após anos de polêmica e muitas confusões, o que foi durante muitos anos que passei na frente apenas um muro agora é um parque vibrante, cheio de árvores e diversão. Com 23 mil m² e 920 árvores, é praticamente um quarteirão inteiro de diversão. O parque está entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá.

O Parque tem muitas coisas, dentre elas, uma arquibancada para apresentações, então prepare-se para curtir de surpresa algum show legal lá. No Parque Augusta você pode dar um passeio no bosque, antigamente conhecido como o Jardim das Freiras. Tem a Casa das Araras, também conhecida como a Casa do Bosque, que é um patrimônio tombado e tem uma programação acontecendo lá, de eventos a exposições pequenas.

Se você estiver pedalando, não se preocupe, fica tranquilo que você pode deixar sua bicicleta na entrada do parque pela Rua Caio Prado. E para as crianças, há um incrível playground inclusivo, com equipamentos de ginástica e até espaço para praticar slackline.

Então, aproveite e se divirta no Parque Augusta que é um lugar para a família toda.

Quando ir: todos os dias, de 5h às 21h
Onde é: Parque Augusta, rua Augusta
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: local público sempre tem que ter atenção com suas coisas
Como é o passeio: você entra no parque e pode curtir o que quiser ali, eu fiz um vídeo mostrando o parque então assim para entender melhor e decidir se você quer visitar mais este ponto turístico de SP e incluir ele no seu tour por São Paulo.

31. CONHEÇA MAIS PARQUES LEGAIS EM SÃO PAULO

Que São Paulo é uma cidade vibrante e agitada, você já tem certeza, mas também é uma cidade repleta de espaços verdes incríveis que entregam muito, sempre tem muitas coisas legais para fazer.

Os parques de São Paulo são um ótimo lugar para admirar a natureza, conhecer mais a cidade, ter um momento de paz na selva de cimento e se divertir com a família e amigos. Existem muitos parques ótimos na cidade, e são lugares bons para praticar esportes ao ar livre.

Entre os parques mais visitados por turistas, moradores da cidade e paulistanos estão: o Parque do Ibirapuera, Parque Villa-Lobos, Parque da Água Branca, Parque da Juventude, Parque do Carmo, Parque da Aclimação, Parque do Povo, Parque Trianon (que já mostrei no item 1 sobre a Avenida Paulista, ele fica em frente ao MASP), Parque Estadual da Cantareira e Parque Ecológico do Tietê.

Se você estiver procurando por um momento de paz e tranquilidade nesse seu tour, ou simplesmente quer se divertir ao ar livre com as crianças em São Paulo, esses parques são a escolha perfeita para quem ama este tipo de ponto turístico de SP para visitar.

Sobre o Parque do Ibirapuera nós já falamos no item 9 desta publicação, então agora vou te indicar outros 7 parques, os mais visitados, já fui em quase todos, e são os mais conhecidos, ahhh, e um detalhe, pensei nessa lista porque eles estão espalhados por toda a cidade, tem parque na zona norte, zona sul, zona leste e zona oeste.

PARQUE DO POVO

Quando ir: todos os dias, de 6h às 22h
Onde é: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: cuidado com seus pertences
Como é o passeio: É um parque pequeno em comparação aos outros, mas muito lindo, com prédios ao redor, é um ponto turístico super metropolitano, lugar legal para tirar fotos, e para fazer qualquer atividade física também. O Parque do Povo, também tem o nome de Parque Povo Mário Pimenta Camargo fica no Itaim Bibi, próximo dos prédios corporativos, ali é considerada uma região segura, e o parque não é grande e todo fechado, então a segurança funciona.

PARQUE VILLA-LOBOS

Quando ir: todos os dias, de 5h30 às 20h
Onde é: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: evite lugares muito vazios
Como é o passeio: Este parque fica perto da Roda GIgantes, então dá para fazer em sequência. O Parque Estadual Villa-Lobos é um parque público, fica em Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros em São Paulo.

PARQUE D’ÁGUA BRANCA

Quando ir: todos os dias, de 6h às 20h
Onde é: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Quanto custa: R$ 2,00 por visitante
CUIDADO: cuidado com seus pertences
Como é o passeio: O Parque Estadual da Água Branca é um parque que fica na Barra Funda. Este parque em SP para conhecer também possui um aquário lá para visitar.

PARQUE DA JUVENTUDE

Quando ir: todos os dias, de 6h às 19h
Onde é: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: não leve objetos de valor
Como é o passeio: onde hoje é o Parque da Juventude, um dia existiu um dos maiores complexos penitenciários deste Brasil, o Carandiru. O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns foi construído no lugar e hoje é um complexo cultural, recreativo e esportivo da Zona Norte. Dá pra visitar as ruínas do Carandiru.

PARQUE DO CARMO

Quando ir: todos os dias, de 5h30 às 20h
Onde é: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: evite lugares sem guardas por perto
Como é o passeio: é o maior parque urbano de São Paulo, lá tem cerejeiras que durante uma semana no ano floresce, se conseguir acertar a semana por volta do começo de Agosto, vai ver um lugar escasso e único em São Paulo.

PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Quando ir: todos os dias, de 6h às 17h
Onde é: Rodovia Parque, 8055 – Vila Santo Henrique
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO:
Como é o passeio: este parque equivale a 5 Central Parks ou a 11 Ibirapueras. O Parque Ecológico do Tietê é um parque que fica em uma área de proteção ambiental.

PARQUE DA ACLIMAÇÃO

Quando ir: todos os dias, de 8h às 20h
Onde é: Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: cuidado com seus pertences
Como é o passeio: esse é um parque pequeno, este é um lugar ideal para fazer um piquenique em um parque em SP. Já fui em aniversário de uma amiga lá. O Parque da Aclimação é uma área pública de lazer que fica no bairro da Aclimação e existe desde 1939.

sao paulo parque do ibirapuera animais

32. CONHEÇA PEDRA GRANDE NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA

Explore o Parque Estadual da Cantareira, um dos mais antigos e incríveis de São Paulo. Mas, o que fazer neste parque florestal de SP? Ele é grande e tem várias opções de trilhas. A trilha até a Pedra Grande é a atração principal, levando você por montanhas, florestas, e com uma vista espetacular da cidade e da represa Guarapiranga.

Dá para aproveitar e fazer um piquenique, tirar fotos lindas ou apenas curtir a natureza. Não perca a oportunidade de ter uma aventura animadora e refrescante no Parque Estadual da Cantareira.

Quando ir: quarta a domingo, 8h às 17h
Onde é: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Quanto custa: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50
CUIDADO: evite levar pertences de valor
Como é o passeio: é um passeio pago, em horário mais restrito, e você escolhe uma das 4 trilhas e vai. São elas: 1 Trilha do Pai Zé: fácil, 3.600m (ida e volta), todas idades. 2 Trilha do Silêncio: fácil, 828m, todas idades. 3 Trilha do Lago: 1 km, maiores de 8 anos. Trilha da Bica: 1.500m, 45 minutos. Maiores de 8 anos.

pedra grande sp

33. PICO DO JARAGUÁ

Um outro passeio de SP legal para fazer é ir até o Pico do Jaraguá e se animar uma trilha, aproveite bem em um dia ensolarado e se prepare para uma vista incrível da cidade. No Pico, dá para fazer trilha, ou apenas um passeio de carro. Eu já fui algumas vezes, só conheci lá de carro, mas nao fiz trilhas.

O Pico do Jaraguá tem 1.135 metros de altura. Lá em cima, você terá uma visão panorâmica de São Paulo, e você consegue ver parte de Osasco, da rodovia dos Bandeirantes, da Anhanguera e do Rodoanel, e também o início da Serra do Mar. A vista é deslumbrante e vale a pena o esforço para chegar lá.

Quando ir: terça a domingo, 8h às 17h
Onde é: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 (Km 18 da Rodovia Anhanguera)
Quanto custa: GRÁTIS
CUIDADO: cuidado com pessoas estranhas
Como é o passeio: minha experiência lá foi indo de carro, pegar a rodovia Anhanguera, depois entrar no bairro, então passa até próximo de aldeias indígenas e segue pelo GPS até chegar no pico, de preferência para ir pela manhã.

pico do jaragua

34. VÁ ÀS COMPRAS NA RUA 25 de MARÇO

Um lugar para conhecer em São Paulo, nem que seja rápido, é a Rua 25 de Março, que é um mundo de compras a parte na cidade. A Rua 25 de Março é o paraíso dos compradores em busca de uma boa economia no produto.

Comprar na 25 é uma verdadeira aventura, onde você pode encontrar de tudo, desde roupas, sapatos, bolsas, acessórios, artigos de couro, brinquedos, presentes e muitas coisas que você nem imagina que existem. Tem lojas, barraquinhas de rua, ambulantes, é uma loucura. Muita gente, quem não gosta de muvuca, evite.

É possível encontrar itens de qualidade. Um passeio pela Rua 25 de Março é a oportunidade de conhecer o ponto turístico que é o maior centro comercial da América Latina, é um lugar em SP muito movimentado de compras varejistas e atacadistas. A Rua 25 de Março é uma rua pública que fica na região central da cidade de São Paulo. Fica bem próximo do triângulo histórico da cidade.

Quando ir: segunda à sexta, 8h às 18h e sábado de 8h às 12h
Onde é: Rua 25 de Março
Quanto custa: GRÁTIS para andar por lá
CUIDADO: muito cuidado com seus pertences em todos os segundos
Como é o passeio: indico ir o mais cedo possível, melhor horário é até às 10h. É um lugar onde tem muito movimento, e as calçadas ficam lotadas, então tenha total atenção a seus bolsos e pertences.

35. APROVEITE A VIDA NOTURNA NA RUA AUGUSTA

A Rua Augusta é uma rua que se transforma à noite, tem muitas coisas legais para fazer. A Rua Augusta tem estabelecimentos que funcionam 24 horas mas é a vida noturna o momento mais agitado da rua, chegam os ambulantes e como existem muitos barzinhos, diversas baladas tocam tipos diferentes de música e tem um público animado e alternativo.

Se você está procurando por uma noite inesquecível e cheia de aventuras em São Paulo, a Rua Augusta é o lugar certo para você. Nela, você pode dançar até cansar nas boates e casas noturnas que oferecem uma ampla variedade de música, desde eletrônica até rock clássico.

Se prefere uma noite mais tranquila, pode desfrutar de deliciosos petiscos e bebidas em um dos bares animados que tem na Rua Augusta, além também de galerias que tem food trucks. E, se você gosta de roupas e culinária, a Rua Augusta também tem muito a oferecer, tem galpões, que dentro tem dezenas de bancas e lojas de diferentes tipos de produtos para montar um look incrível. de roupas, várias delas com muitas lojas em cada um delas, o legal é a diversidade e coisas bem diferentes e legais.

Em resumo, se você quer curtir e se divertir como nunca antes, não deixe de visitar a Rua Augusta. Tem muitas coisas para fazer!

Quando ir: 24 horas, dia para roupas, noite para vida noturna
Onde é: Rua Augusta lado do centro
Quanto custa: só o que consumir
CUIDADO: cuidado com objetos de valor e pertences
Como é o passeio: é uma rua sempre movimentada, que te indica sair do metrô Augusta, e aí na esquina com a Avenida Paulista, vai descendo a Rua Augusta até lá embaixo, ela desce até passar pelo Parque Augusta e segue até a Praça Roosevelt. Os restaurantes ficam nos primeiros quarteirões e aos arredores, e as baladas mais lá para baixo.

36. PASSEIE PELA RUA AVANHANDAVA

A Rua Avanhandava é uma das mais charmosas e românticas do centro de São Paulo. É uma ruazinha de 1 quarteirão em formato curvo, onde a maioria dos restaurantes é do mesmo dono.

Vale visitar tanto para comer quanto só para passear por ela. Os valores para comer ali podem ser mais salgados do que você imagina.

Hoje ali tem o seguinte, nesta ordem, começa pela Pizzaria Famiglia Mancini (uma delícia de verdade, custa cerca de R$ 110 a pizza), do outro lado da rua tem o restaurante Madreperola que tem de tudo (também comidas supervalorizadas, mas é gostoso sentar ali), do lado deste restaurante fica a loja Calligraphia que tem objetos de decoração, em frente fica uma conveniência que é o Oxxo, logo depois do Oxxo tem o restaurante italiano Famiglia Mancini (que está sempre muito lotado), e em frente fica o restaurante de alta gastronomia Walter Mancini (valores estratosféricos), e o resto da rua são somente prédios de moradia.

O charme da rua é o conjunto da obra, as mesinhas na calçada, a fonte, os chafarizes, as luzinhas e os ladrilhos que vem de uma empresa que fabrica isso há mais de 100 anos em SP.

É um lugar gostoso para uma noite agradável em SP. É uma ótima escolha para quem quer desfrutar da cidade em um ambiente tranquilo e charmoso. Ali você pode comer bem, sabendo que vai gastar muito.

Quando ir: a rua é livre
Onde é: Rua Avanhandava
Quanto custa: uma pizza custa mais de R$ 100
CUIDADO: evite horários de pico
Como é o passeio: se for só andar pela rua, qualquer hora é linda, mas a noite quando acendem as luzes fica mais charmosa ainda.

avanhandava 1500x1000 alta foto joao luis secom 1169226862
foto João Luis Secom

37. RUA OSCAR FREIRE

O que fazer na Rua Oscar Freire se não vou comprar nada lá? Essa Rua é a Rua dos ricos dos jardins comprarem. A rua Oscar Freire começa no bairro de Pinheiros, mas a parte das lojas chiques fica nos Jardins. Quais lojas existem na Oscar Freire?

Existem lojas das marcas: Diesel, Versace, Calvin Klein, Cartier, Tommy Hilfiger, Schutz, Santa Lolla, Havaianas, Le Lis, Arezzo, Osklen e muitas outras lojas, tem lojas de roupas, de calçados, de bolsas, óculos e por aí vai.

Essa é uma rua que não tem aqueles fios elétricos passando por cima, igual não tem na Avenida Paulista, e isso deixa a rua mais clean e linda com um visual mais agradável.

A rua Oscar Freire é ¨meio que paralela¨ a Avenida Paulista, se você pegar a Rua Augusta na Avenida Paulista e descer sentindo Jardins (no sentido centro) você vai encontrar a Rua Oscar Freire depois de descer 7 quarteirões para baixo da avenida Paulista.

Quando ir: horário comercial para ver as lojas
Onde é: Rua Oscar Freire (entre a Rua Augusta até a Rua Haddock Lobo)
Quanto custa: o que consumir você paga
CUIDADO: com a sedução das vitrines das lojas
Como é o passeio: é uma rua que dá andar tranquilamente por ela. Além das lojas, tem sorveteria, cafeteria, e outros lugares que você pode até experimentar alguma coisa. Lembre-se: perguntar preço não custa nada, e você pode olhar tudo à vontade.

oscar freire

RECOMENDAÇÃO EM SÃO PAULO

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre a cidade de São Paulo, eu te indico minha série de vídeos sobre as Ruas específicas de SP. Inclusive existem várias postagens sobre ruas de São Paulo aqui no blog, segue abaixo algumas ruas de São Paulo para você conhecer melhor a cidade de São Paulo.

Rua das Essências

Rua dos Manequins

Rua dos Eletrônicos

Rua da Pesca e Camping

Rua das Molduras de Quadros

Rua do Pano Barato

Rua dos Fornecedores de Calçados

Produtos do Norte e Nordeste

Rua da Tabacaria

Zona Cerealista

Rua Paula Souza

Rua Jolie

Rua do Gasômetro

Rua da Embalagens

Rua do Ouro

Rua do Coco Verde

Rua dos Artigos para Festas

Rua das Ferramentas

DICAS RÁPIDAS: O QUE FAZER EM SP

Se você está planejando uma viagem rápida para São Paulo, é importante saber quais são as melhores opções de passeios, lugares turísticos, lugares icônicos e atrações na cidade. Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua visita, preparei esta lista com dicas rápidas de coisas para fazer na capital paulista, desde pontos turísticos famosos até atividades para toda a família. Descubra agora o que não pode faltar no seu roteiro e divirta-se na cidade mais populosa do Brasil.

Coisas legais para fazer em Sampa

  1. Ver um pôr do sol em algum mirante de São Paulo
  2. Ir em na Oca e andar pelo Parque do Ibirapuera
  3. Fazer um tour de 2 horas andando pelo triângulo de SP
  4. Dar um passeio pela Avenida Paulista, ou pelo bairro japonês de SP
  5. Se aventurar na Roda Gigante

O que fazer em São Paulo hoje

  1. Dar uma volta pelo Parque Augusta e depois pela Augusta
  2. Conhecer a Vila Itororó é mais um lugar turísticos que fazer em SP hoje
  3. Andar pela Avenida Paulista
  4. Ir no Parque Ibirapuera
  5. Escolher um shopping para assistir um cinema e comer

O que fazer em SP domingo

  1. Andar pela Avenida Paulista porque este é o dia que ela é fechada só para pedestres
  2. Andar no Minhocão, ele também é fechado, e no Domingo rolam várias coisas
  3. Conhecer e comer alguma coisa lá na Feirinha da Liberdade
  4. Curtir um entardecer na Praça pôr do sol
  5. Ir conhecer o Parque da Independência, e se quiser até visitar o Museu do Ipiranga lá

O que fazer em São Paulo com crianças

  1. Conhecer o Catavento Cultural que é um museu interativo com atividades e experimentos científicos para todas as idades
  2. Ir no Aquário, é legal poder ver tantos peixes diferentes
  3. Ir no Parque da Mônica que é um parque temático totalmente dedicado aos personagens de Mauricio de Sousa, como Mônica, Cebolinha e Magali.
  4. Ir no planetário lá no Parque Ibirapuera, um espaço com atividades educativas e astronômicas para crianças e adultos
  5. Ir no Museu do Futebol: um museu interativo dedicado ao esporte mais popular do país, com exposições e atividades para toda a família

O que fazer em SP com chuva

  1. Assistir a um filme no cinema ou a um espetáculo teatral
  2. Caminhar pelos shoppings da cidade, como o Shopping Pátio Higienópolis ou o Shopping Villa Lobos
  3. Pedir uma experiência gastronômica no delivery, como rodízio ou fondue
  4. Ir no Masp, por mais que pareça um lugar aberto, é fechado e muito fechado
  5. Ir ao Aquário de São Paulo e conhecer mais de 300 espécies de animais aquáticos enquanto a chuva passa
  6. Saborear um delicioso café ou chocolate quente em uma das inúmeras cafeterias da cidade.

Lugares para ir em SP com a família

  1. Ir no Aquário de São Paulo
  2. Conhecer o Planetário e passear pelo Parque Ibirapuera
  3. Assistir um filme em cinema de algum dos shoppings da Avenida Paulista
  4. Ir em algum mirante para fazer foto da família, sugestão: o Mac é mirante, museu e perto do Ibirapuera
  5. Conhecer o Catavento Cultural, é um museu interativo para todas as idades

O que fazer em SP em 3 dias

Abaixo segue o que fazer em São Paulo em três dias:

Dia 1
manhã: Andar pelo Parque do Ibirapuera
tarde: Conhecer a Avenida Paulista
noite: Curtir um pouco a Rua Augusta

Dia 2
manhã: Triângulo SP, se quiser passe na 25 de Março
tarde: Bairro da Liberdade
noite: ir em algum mirante ou Delivery de Pizza

Dia 3
manhã: Vila Madalena (beco do batman)
tarde: passear no Shopping Villa Lobos, ir na roda Gigante que é pertinho ou no parque Villa Lobos que fica próximo também
noite: tomar um drink lá na Praça Roosevelt

Fiz um vídeo detalhando o que fazer em SP em 3 dias:

Coisas grátis para fazer em SP

  1. Ir no Mirante do Sesc Paulista
  2. Andar na Avenida Paulista
  3. Aproveitar para descobrir tudo que tem dentro do Parque Ibirapuera
  4. Conhecer o Centro Histórico
  5. ATENÇÃO: muitos lugares pagos tem seus dias grátis, principalmente museus.

O que não posso deixar de fazer em São Paulo?

  1. Caminhe pela Avenida Paulista, uma das principais vias da cidade.
  2. Conheça o Parque do Ibirapuera, um grande parque urbano com muitas atrações culturais e recreativas.
  3. Experimente a culinária paulistana e se abra a novos sabores de São Paulo, que possui uma grande variedade de restaurantes e bares para todos os gostos e orçamentos.
  4. Visite o centro histórico e conheça alguns dos monumentos históricos mais importantes de São Paulo.
  5. Aproveite algo vida noturna diversificada da cidade com uma grande variedade de opções de entretenimento, tem tudo de tudo

O que fazer no fim de semana em São Paulo?

  1. Faça uma bela caminhada pela Avenida Paulista, domingo ela fica lotada de coisas legais
  2. Descanse e faça um gostoso picnic no Parque do Ibirapuera
  3. Veja obras de arte nacionais e internacionais no MASP, tem um restaurante delícia lá
  4. Descubra o famoso Beco do Batman em Vila Madalena
  5. Divirta-se em bares, clubes ou restaurantes da animada Rua Augusta

O que fazer em São Paulo a noite com a família?

  1. Aproveitar a vista noturna da cidade em algum Mirante como no MAC que você vê o pôr do sol com o Ibirapuera na sua frente
  2. Experimentar a culinária local em em 1 dos muitos restaurantes da cidade, escolha a culinária e procure um próximo
  3. Assistir a um filme em um dos cinemas dos shoppings da cidade
  4. Conhecer algum bar legal, uma lanchonete temática ou um restaurante diferentão da cidade,
  5. Andar pela Avenida Paulista e descer pela Rua Augusta sentido centro onde vai encontrar muitas coisas legais para fazer, vários bares e restaurantes legais que gosto de comer ali que se chama Atenas

Onde passear na cidade de São Paulo?

  1. Andar pelo Beco do Aprendiz que é uma rua no bairro de Pinheiros, repleta de grafites e murais coloridos
  2. Descubra o Jardim Secreto que é uma praça no quarteirão ao lado da Avenida Paulista, escondido atrás do prédio da Fiesp
  3. Conheça o novo e polêmico Parque Augusta
  4. Vá ao Cemitério da Consolação e encontre onde Monteiro Lobato foi enterrado, e passeie por lá, além de ser um espaço de sepultamento, é também um local de arte e história.
  5. Se tiver tempo, vá até o Pico do Jaraguá: o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com trilhas, mirantes e uma vista panorâmica da metrópole

Quais são as melhores atrações para visitar em São Paulo?

  1. Avenida Paulista: uma das mais famosas avenidas do país, tem shoppings, museus, restaurantes e espaços culturais
  2. Parque do Ibirapuera: o parque mais famoso de São Paulo, com ciclovias, pistas de caminhada, de corrida, tem museus e vários espaços de lazer
  3. Farol: conhecer um prédio icônico no centro da cidade, com vista panorâmica da 360 graus de toda cidade no mirante que é uma cafeteria
  4. Triângulo SP: o triângulo do centro histórico foi onde São Paulo começou, e vale experimentar a culinária paulistana ali
  5. MASP: o Museu de Arte de São Paulo, é tão importante que a rainha da Inglaterra Elizabeth veio na sua inauguração, ele tem um acervo impressionante de obras nacionais e internacionais, e um restaurante que se chama a Baianeira que é uma delícia

Quais são as melhores atividades ao ar livre em São Paulo?

  1. Parque Buenos Aires: um parque urbano com áreas verdes, playground, pista de skate e quadra poliesportiva
  2. Praça Roosevelt: uma praça no centro de São Paulo, com apresentações culturais, bares e restaurantes
  3. Parque Augusta e Rua Augusta: uma rua movimentada com bares, restaurantes, teatros e lojas de moda, tem muitas coisas legais para fazer lá
  4. Parque Villa-Lobos: um parque lindo com áreas para caminhar, fazer piquenique, correr, ciclovias e fica perto do Shopping Villa Lobos e da Roda Gigante Rico
  5. Parque da Cantareira: um parque gigante com várias trilhas, cachoeiras e vista panorâmica da cidade

Quais são as melhores viagens de um dia saindo de São Paulo?

  1. Guarujá: é uma cidade litorânea que fica 90 km de São Paulo, e tem praias paradisíacas, restaurantes e um aquário
  2. Embu das Artes: é uma cidade turística que fica 30 km de São Paulo, é conhecida pelo artesanato, e tem feiras de antiguidades. Ah, a arquitetura colonial é o charme de lá
  3. Paranapiacaba: é uma vila ferroviária abandonada que fica 60 km de São Paulo, com arquitetura inglesa, trilhas e cachoeiras, hoje tem uma infraestrutura turística sobre o local
  4. Campos do Jordão: é uma cidade serrana que fica 170 km da cidade de São Paulo, e é conhecida por seu clima frio e paisagens naturais exuberantes, e pela avenida dos barzinhos e restaurantes
  5. Holambra: é uma cidade que fica 140 km de São Paulo, ela é conhecida por ser a capital nacional das flores, e lá tem como visitar campos floridos, feiras de flores e lojas de artesanato

Lugares para viajar em SP para casal BARATO

  1. Parque do Ibirapuera é um dos maiores parques de SP com muitas opções de coisas a fazer
  2. Beco do Batman é uma rua com intervenções artísticas nas paredes das casas, perfeita para quem gosta de arte urbana e um lugar para tirar fotos em SP
  3. Mercado Municipal de São Paulo é um mercado tradicional com alimentos típicos e tem pastel tipo de feira, tem sanduíche de mortadela
  4. Conhecer o Parque Augusta que é um lugar para ir em SP novo
  5. Almoçar nas padocas de esquina, comida delícia, um prato dá até para dividir muitas vezes

Quais são as atividades para crianças mais conhecidas em São Paulo?

  1. Museu Catavento: é um museu interativo com diversas exposições científicas e culturais
  2. Parque da Mônica: é um parque temático com atrações baseadas nos personagens da Turma da Mônica
  3. Aquário de São Paulo: o aquário tem diversas espécies de animais aquáticos e é super curioso, as crianças amam, e os adultos também
  4. Parque do Ibirapuera: parque com diversas áreas verdes, ciclovia, lago, planetário, entre outras atrações, é gratuito para passear lá
  5. Escape 60: é um jogo de fuga em que as crianças precisam resolver enigmas e desafios para escapar de uma sala temática, paga para visitar

Qual é o melhor parque de São Paulo?

O melhor parque da cidade de São Paulo, para mim é o Parque Ibirapuera, e tenho bons motivos para isso. É um ponto turístico de SP que se tornou uma referência muito marcante da cidade.

É um lugar para visitar em SP que tem museus legais dentro do parque, tem muitas coisas diferentes para fazer, desde tomar uma água de coco, como brincar em parquinhos de crianças, fazer piquenique, correr, caminhar, pedalar, patinar, andar de skate, ou fazer nada, ficar sentado observando o pessoal passar.

Acho que lendo você percebeu que eu amo passear por São Paulo. E te conto que é um amor que nem sei explicar, poder passar pelo Teatro Municipal, ir caminhando pelo Viaduto do Chá, que passa em cima do Vale do Anhangabaú e sai na Praça do Patriarca, onde fica o prédio que a rainha Elizabeth se hospedou… Dali já estou no triangulo SP.

E eu amo explorar o triângulo SP, onde a cidade de SP começou. Este post foi feito em detalhes por mim, para te ajudar a entender mais sobre os pontos turísticos de São Paulo, detalhando os lugares para ir em São Paulo e o que fazer em São Paulo de todos os tipos.

Para mais pontos turísticos em SP

Obrigado por ter lido este artigo, foi feito com muito amor!

 

Tags :

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Posts Recentes