influenciador de viagens e turismo - Blog tiago lopes

31 Passeios de graça em São Paulo para conhecer

Muitos querem aproveitar as férias mas estão sem dinheiro. Assim, conheça passeios de graça que podem ser feitos em São Paulo e que não custam nada. Tem museus, mostras, exposições, entre outros. Saiba detalhes e dias de gratuidade a seguir.

31 passeios de graça para conhecer em SP

Antes de mais nada, São Paulo é uma cidade cheia de possibilidades de passeios para se divertir sem gastar absolutamente nada. Além disso, tem alternativas para todos os gostos em diversos cantos da cidade.

1- Praça Pôr do Sol

Nada melhor que terminar o dia com um belo pôr de sol. Então, para isso vá até a praça que fica na Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, no bairro altos dos Pinheiros. Caso queira, leve um lanche e faça um piquenique enquanto admira o entardecer.

Uma ótima opção para ir com os amigos

É um local que possui muitos jovens, por isso, antes de mais nada, é um local para passear, se socializar e quem sabe fazer novas amizades. 

2- Praça Roosevelt

Uma outra opção ao ar livre é a Praça Roosevelt. Ela é bem frequentada por jovens, que aproveitam a tarde para patinar e andar de skate. Embora tenha opções de barzinhos por lá, caso não queira gastar, só de apreciar o espaço já vale a pena a visita.

3- Teatro Municipal

O Teatro Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1911, que se inspirou na Ópera de Paris. Por isso, o espaço tem um ar moderno e eclético. 

Além disso, é um local importante na história do país, pois foi palco de muitos espetáculos, inclusive, também foi berço da arte modernista.

Ao lado do Teatro Municipal, basta descer a escadaria e terá acesso a um pequeno museu que existe desde 1983 e que é um passeio à parte. Afinal, ele é um lugar histórico e faz parte de um cartão postal da cidade.

Uma experiência incrível

A visita ao museu, antes de mais nada, é uma experiência incrível, pois é imergir no passado, com sua estrutura e decoração, sendo uma boa opção entre os Passeios de graça.

O local que recebeu obras de Heitor Villa Lobos a Tarsila do Amaral, sem dúvidas merece estar no roteiro de quem vai à capital paulista. Por isso, inclua o Teatro Municipal, e o Museu que fica em anexo no seu roteiro.

4- Vale do Anhangabaú

O Vale do Anhangabaú faz parte da região central da cidade e fica entre a praça da Bandeira e da Avenida São João, considerada o divisor entre o centro velho e o centro novo.

Ali também é onde acontecem eventos, manifestações públicas e comícios, como também é palco de apresentações populares, sendo mais uma boa opção entre os Passeios de graça pela cidade.

5- Viaduto do Chá

A princípio ele foi o primeiro viaduto construído em 1892,  o curioso é que a sua estrutura metálica foi trazida da Alemanha. 

Durante muito tempo ele foi um dos cartões postais da cidade. Atualmente é um dos locais em que acontece a virada cultural. Além disso, a região possui outros pontos turísticos para  Passeios de graça como por exemplo:

  • Edifício Martinelli;
  • Farol Santander;
  • Teatro Municipal;
  • Praça Ramos de Azevedo;
  • Basílica de São Bento.

Enfim, para quem está com a viagem marcada para o estado, o entorno do Viaduto do Chá é um local que vale a pena visitar. Só tome cuidado com objetos pessoais.

Um dos lugares famosos de SP

A estrutura do Viaduto do Chá chamou a atenção durante um tempo, o que fez dele e dos locais próximos cartões postais de SP. Além disso, o seu nome vem de uma grande plantação de chá da Índia que havia no local. 

Outra curiosidade é que o Viaduto faz também parte da rota da tradicional corrida de São Paulo, a São Silvestre.

6- Parque Villa Lobos 

O parque Villa Lobos é um espaço verde entre os prédios da cidade. Sua área total é de 732 mil m², o que vale mais de 67 campos de futebol.

Nele há mais de 35 mil árvores, com cerca de 150 espécies diferentes, por isso, é um local verde que se destaca na cidade. As árvores frutíferas nativas, atraem muitos passarinhos, além de insetos e borboletas.

Seja para caminhadas ou um piquenique, ele com certeza é um lugar lindo e que vale a pena visitar. Além disso, o Parque Villa Lobos sempre recebe eventos principalmente na época de férias escolares, por isso é uma das opções de passeios de graça.

7- Ceagesp

Um local que deve estar na lista obrigatória para visitas é o Ceagesp. Antes de mais nada, eles têm uma enorme variedade de frutas, dias dedicados à venda de flores e um outro dia para pescados, tudo fresco e com muita qualidade. 

Os preços são justos, além disso, lá você encontra artesanato e vários produtos de jardinagem. Os dias de cada categoria, as entradas e os horários estão no site da Ceagesp.

Por fim, têm barracas com o pastel de feira paulista e o caldo de cana, pelo conjunto todo esse passeio é um dos imperdíveis passeios de graça de SP.

8- Parque do Povo

O Parque do Povo fica no bairro do Itaim Bibi, região oeste da cidade, e possui diversão para todas as idades.

Esse lugar possui um tabuleiro de xadrez gigante e pode movimentar as peças. Além disso, ele tem um jardim sensitivo, que é um local com plantas e ervas aromáticas. Pode tocar, cheirar e até experimentar uma PLANC, que são plantas alimentícias.

De fato, é um parque propício para fazer atividades físicas, pois possui por exemplo:

  • Área para ciclismo;
  • Pista para caminhada;
  • Aparelhos de ginástica de baixo impacto;
  • Campo de futebol;
  • Quadra poliesportiva.

Por fim, aos domingos tem a ciclofaixa do lazer, uma iniciativa que integra o Parque do povo, ao parque do Ibirapuera e ao Villa Lobos.

9- Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca é opção de passeios gratuitos ao ar livre, fica na Barra Funda, inicialmente seu nome era Parque Dr. Fernando Costa e foi criado em 1929. 

Em 1996 esse Parque foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Por isso, é um lugar bem cuidado e que vale a pena conhecer seus jardins e um pouco mais da cultura paulista.

No passado ele foi recinto de exposições e provas zootécnicas e funcionou como indústria de produção animal. Além de ser um espaço que era voltado ao cuidado animal como por exemplo:

  • Veterinária;
  • Defesa Sanitária Animal.

Hoje, o parque faz parte do circuito do Revelando São Paulo, uma festa que acontece em Julho e celebra as tradições do estado de SP.

Atualmente

Pequenos animais como galinha, pintinhos e pavão andam livremente, para alegria das crianças, mas há outras atrações, como por exemplo:

  • Arena para eventos e equitação;
  • Academia coberta e ao ar livre;
  • Playground;
  • Feira de produtos orgânicos;
  • Espaço Zootécnico;
  • Museu Geológico;
  • Aquário;
  • Trilha do Pau Brasil;
  • Espaço de Leitura;
  • Tanque de Carpas.

O parque ainda promove o baile dos idosos e a equitação adaptada para pessoas com deficiência. 

10- Parque Ibirapuera 

Um dos locais mais tradicionais de SP, não é à toa que ele é um dos parques mais visitados da América Latina e conta com uma extensa área verde.

Atualmente são 314 espécies de animais e uma fauna rica como por exemplo:

  • Borboletas;
  • Peixes;
  • répteis, entre cágados, tigres d’água e serpentes;
  • Anfíbio;
  • Mamíferos, incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta.

Isso sem falar das aves, são centenas de espécies. Para se ter uma ideia lá você encontra por exemplo:

  • Beija-flores;
  • Pica-paus;
  • Pombos silvestres;
  • Papa-moscas.

Tudo sem contar com as aves migratórias, que chegam na primavera. O parque é um lugar rico em diversidade. Não à toa ele faz parte do cartão postal verde mais lindo da cidade de São Paulo, possui 5 museus e teatro projetados pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.

image
Foto: Ibirapuera faz parte do verde em São Paulo.

Busque saber a programação do Parque

O Ibirapuera é um parque que sempre tem alguma coisa nova ocorrendo, seja exposição, mostra ou algo no planetário. É uma opção de passeios de graça e a melhor forma de ficar por dentro do que rola no parque é olhar o site, pois sempre colocam as novidades por lá.

11- Avenida Paulista

Na Avenida Paulista é possível fazer um pouco de tudo pelo seu trajeto, logo, tem diversas opções como museus, shoppings e parques. 

É como se houvesse uma cidade na Avenida Paulista. É uma boa opção para quem quer visitar e observar a correria dos paulistanos e a vida acontecendo nas empresas.

Aos finais de semana a Avenida fica fechada e dá espaço para feira de artesanato e é possível deixar as crianças à vontade com bicicletas e patinetes. Isso sem falar nas comidinhas dos Food Trucks que sempre são interessantes.

Diversas possibilidades

Na Avenida há tantas opções que não é possível ver tudo no mesmo dia. Há várias possibilidades de Passeios de graça, entre elas uma das maiores livrarias da América Latina, lanchonetes famosas e shoppings. 

Nesse espaço se encontra um pouco de tudo, a diversidade é latente. Enfim, lá tem até uma emissora de TV, tudo que você imagina, na Paulista você acha.

12- Japan House

A Japan House fica na Avenida Paulista e é referência como centro cultural. O prédio mostra a cultura japonesa e mescla a tradição com tecnologia.

Inclusive, foi desenvolvido pelo governo japonês para difundir elementos da cultura contemporânea do país e estimular o público a conhecê-lo de uma forma diferenciada.

Uma experiência imersiva

Ela chama a atenção na Avenida pelas madeirinhas, todas montadas sem uso de cola e é referência como centro cultural, além disso, a decoração é super criativa.

Eles usam materiais que mostram como é possível a sustentabilidade e a prevenção do meio ambiente, quando se trata de arquitetura.

O prédio conta com salas e espaços abertos, tudo minimalista, rico em detalhes, como por exemplo:

  • Salão de exposição;
  • Loja com produtos manufaturados;
  • Restaurante com gastronomia Japonesa;
  • Biblioteca com títulos em português, inglês e japonês.

Enfim, se estiver na Paulista não deixe de visitar a Japan House e aprender um pouco sobre a rica cultura japonesa.

13- Casa das Rosas

O espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, ou como é conhecida, A Casa das Rosas chama a atenção na Avenida Paulista, pois é um casarão no estilo clássico Francês. 

Ela é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico.

Uma casa de cultura que foca na poesia e na literatura. Além disso, eles ministram cursos e oficinas com o tema. A casa ainda tem exposições diversas e mostras interessantes, o que faz do local uma boa opção entre os Passeios de graça.

O local conta com vários tipos de eventos, sempre focado na arte e tendo as letras como principal plano de fundo. É possível participar de encontros, como por exemplo:

  • Feira de pequenas editoras;
  • Saraus;
  • Morfologia da prosa contemporânea;
  • Poemas lidos;
  • Expresso poesia.

Esse local respira poesia e poemas em um local que tem sua beleza preservada, um contraste interessante no meio de São Paulo.

Um dos lugares mais antigos da região

A Casa das Rosas é um dos lugares mais antigos de São Paulo e está passando por reforma no momento. É um lugar rico de poesia e saraus, e que vale a pena a visita, afinal, é um dos Passeios de graça, sem falar que é aconchegante e lindo.

14- MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, fundado em 1947, é o local de exposição mais conhecido de São Paulo. 

Primeiro pela arquitetura que chama a atenção. Segundo porque ele recebe as mais valiosas exposições, alguns acervos vêm de outros países para ficar em exposição no MASP.

Engana-se quem pensa que o MASP é só para exposição, eles contam também com outras formas de arte, como por exemplo:

  • Diálogo no acervo;
  • Oficinas;
  • Palestras;
  • Amostras.

Este é um dos locais que os visitantes merecem conhecer, por isso, coloque no seu roteiro. Aos domingos acontece uma feirinha de artesanato bem interessante abaixo do MASP, vale a pena passear pela Paulista e conhecer o local.

Gratuito às terças

A arte é para todos, pensando assim o Museu abriu alguns dias para que todos tivessem acesso à cultura e no que acontece na agenda do Masp. 

Importante ressaltar que a acessibilidade para todos faz a diferença e é um ponto positivo para o museu. Além disso, entra na proposta de Passeios de graça, logo, o ingresso é gratuito às terças e na primeira quarta-feira de cada mês.

15- Mirante Nove de Julho

A princípio, atrás do MASP, ao descer as escadas, já é possível avistar o acesso ao mirante da Nove de Julho. Como o próprio nome diz é lugar perfeito para ver a cidade do alto, aproveite para tirar boas fotografias.

Aliás, o local fica no bairro da bela vista. Também dá pra curtir um cinema ao ar livre, basta se sentar nas escadarias, além de exposições e um espaço dedicado à arte, tudo gratuito.  

Um lugar com várias programações

Assim como São Paulo, o local é frenético, há sempre uma programação diferente e a melhor forma de saber o que rola é através das redes sociais do lugar.

Sempre há coisas novas e interessantes para fazer no mirante da Nove de Julho. Aproveite para conhecer esse local que é mais escondidinho e muito interessante, ainda melhor quando é uma das opções do Passeios de graça.

16- Solo Sagrado, um templo messiânico

O Solo Sagrado foi Inaugurado em 1995, pela igreja Messiânica Mundial do Brasil. Fica às margens da represa de Guarapiranga, possui uma área de quase 327.500 metros quadrados. 

É um local que preza pela preservação ambiental. Além da beleza natural tem enormes jardins, todos muito bem cuidados e preservados.

Antes de ir verifique a disponibilidade do lugar

O Solo Sagrado é aberto para os frequentadores, atualmente funciona de quarta a domingo das 7:30 às 15:00 horas, exceto nos finais de semana e feriados.

Para quem deseja agendar uma visita precisa obter o formulário individual com três dias antes por email. Por último, para maiores informações acesse o site do local.

17- Centro Cultural São Paulo 

O centro cultural de São Paulo é um local que vale a pena visitar, por isso inclua no seu roteiro, não o deixe de fora. A princípio é um local que respira arte, com mostras, exposições, além de acesso a acervos de nomes importantes da história.

A imersão cultural é tão intensa que é possível ter contato com vários tipos de arte como por exemplo:

  • Música;
  • Literatura;
  • Dança;
  • Artes Visuais;
  • Cinema;
  • Teatro.

É uma das opções de passeios de graça mais interessantes, principalmente para quem curte artes e quer conhecer pessoas ou encontrar os amigos.

18- Red Bull Station

De antemão, ele é localizado em um edifício de 1926, tombado como patrimônio histórico, Isso já é a deixa que o lugar merece ser visto. É um local para arquitetos e estudantes de artes passarem horas observando cada detalhe do espaço.

Aliás, ele abriga projetos especiais de música,arte e inovação. Além disso, acontecem outras atrações, todas ligadas à arte. Antes de mais nada, para saber sobre datas e conteúdo, acesse o site, pois há várias amostras em horários também diversos.

19- Museu do futebol

O país do futebol merece um museu para contar a sua história. Para isso, a exposição leva todo apaixonado pelo esporte por uma viagem lúdica. 

Saiba mais sobre grandes atletas e também dos títulos e da evolução do esporte, que faz parte da história do país.

São 15 salas e cada ambiente leva a uma experiência diferente. Além disso, conta com uma mostra dedicada ao Estádio do Pacaembu.

Gratuito às terças feiras, se programe

O museu é aberto ao público de forma gratuita nas terças e neste dia o horário de funcionamento é estendido. Porém, antes de se dirigir ao Pacaembu, é bom olhar no site como está o funcionamento.

No geral um grupo específico tem o direito de gratuidade, em qualquer dia da semana, são eles por exemplo:

  • Crianças até 7 anos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Professores, coordenadores e diretores, supervisores;
  • Estudantes de escolas pública;
  • Profissionais da Secretaria da Cultura;
  • Menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita;
  • Policiais militares, civis e da Polícia Técnico-Científica; 
  • Profissionais dos Museus da Secretaria da Cultura;
  • Taxistas;
  • Visitantes do Circular Turismo SP;
  • Profissionais de museus filiados;
  • Agentes/Guias de Turismo.

Já a Praça Charles Miller conta com atividades livres, de forma gratuita. Os horários mudam sempre, por isso é bom entrar no site e se informar, assim sendo uma boa opção de  Passeios de graça.

20- Pinacoteca

A Pinacoteca é um dos museus mais importantes de arte do Brasil, fica no Jardim da Luz e foi construído em 1900. É um local cheio de detalhes o que faz com que o prédio em si seja interessante.

Já no acervo, há mais de 10 mil obras, entre elas quadros, esculturas e peças de interação com o público.

O passeio pelo museu é uma viagem pela história do país e das artes. Além disso, na Pinacoteca você entende que há diferentes meios de se praticar a arte e que em todas elas há algo que seja belo e interessante.

Gratuidade

Aos sábados a entrada é gratuita, nos dias de semana o valor do ingresso é R$ 20 e para situações especiais a meia entrada custa R$10. Eles recebem excursões de escolas, logo, entre em contato direto e marque a visita.

21- Estação da Luz

A Estação da Luz é uma volta ao passado, pela sua arquitetura, principalmente no hall de entrada. A plataforma central ainda está em operação e atende algumas linhas de metrô de São Paulo.

Essa região é especial pois é possível conhecer vários lugares interessantes, como por exemplo:

  • Museu da Língua Portuguesa;
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo;
  • Jardim da Luz;
  • Sala São Paulo.

Aproveite essa região que possui vários atrativos e passe por todos esses locais que fazem parte do cenário cultural de São Paulo.

22- Jardim do Ipiranga

O Jardim do Ipiranga, antes de mais nada, faz parte do Museu do Ipiranga, que chama a atenção pela sua suntuosidade.

Ele conta com plantas e árvores regionais e vale a pena andar e conhecer tudo o que há de bonito no local.

O Museu está em reparo e falta pouco mais de um mês para sua reabertura, por isso, informações como valor de entrada e gratuidade ainda não foram divulgados. Até o ano passado a atração era gratuita.

Uma vista incrível

Só pelo museu já vale a pena a visita, isso porque é quase um monumento que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. Além disso, a vista dele e dos jardins é incrível, logo, é um dos melhores passeios de graça

23- Catavento Cultural 

O Catavento Cultural, antes de mais nada, é um museu interativo que vai encantar as crianças e agradar os adultos. Há opções para toda a família se divertir e ver como o estudo das ciências pode ser algo incrível.

Além disso, são quase mais de 4 mil metros que divide-se em blocos como por exemplo:

  • Universo;
  • Vida;
  • Engenho; 
  • Sociedade.

O lugar trata de assuntos sérios de forma lúdica, encanta os pais e desperta nas crianças o desejo de entender como funcionam as questões sociais, além dos outros temas que o espaço aborda.

image 5
Foto: Museu cheio de experiências para as crianças

Um museu de ciências com várias programações

A melhor forma de atrair as crianças é brincando, por isso esse museu tem atrações que irão agradar os pequenos, ou seja, é se divertindo que se aprende. Todo o lugar tem como base os quatro temas centrais.

  • Vida: é citado temas como início da vida, o oceano, corpo humano e DNA, evolução, mundo das abelhas, entre outros;
  • Universo, é citado o sistema solar, a Lua, a Terra e a astronomia;
  • Engenho: fala sobre calor, mecânica, som e ainda inclui uma aventura Lego;
  • Sociedade: aborda temas atuais e futuros, tudo de forma lúdica para atrair a atenção.

Gratuidade

Conta com uma bilheteria com preços variando entre R$ 7,50 a R$ 18. Porém, algumas pessoas tem o direito à gratuidade, por isso é bom consultar. Nas terças-feiras o valor é gratuíto para todos.

24- Mercado Municipal

Antes de mais nada, esse é um dos locais mais populares da cidade de São Paulo, um lugar que é muito visitado, até porque é uma opção de passeios de graça.

Com certeza, lá terão espécies de frutas que você nunca viu na vida. Tudo é muito colorido e chamativo. Alguns comerciantes oferecem frutas, infelizmente o preço por peça ou kg é um pouco caro, mas o mais importante é ver a arquitetura do lugar, suas nuances e cores.

No mezanino tem os restaurantes com pratos que são bem gostosos, porém o local está quase sempre lotado. Caso queira só um lanche, experimente o de mortadela, é muito saboroso, talvez só perca para o pastel e bolinho de bacalhau, um clássico paulista.

Um lugar para quem gosta de ver de tudo

Saiba que o local é lotado, principalmente aos finais de semana. Embora os vendedores sejam bem atenciosos e seja possível encontrar coisas raras, como fruta ou legumes, sempre há outras novidades para experimentar.

Ao sair do mercado municipal e atravessar a rua, estará na 25 de março. Por isso, pode incluir uma passadinha nas lojas, nem que seja só para ver o movimento do lugar.

25- Parque da Independência 

No momento ele passa por reforma e obras de revitalização, tudo para comemorar o bicentenário da Independência. No site diz que ficará pronto em 45 dias, por isso, vale a pena consultar antes de marcar o passeio.

Quando reabrir é interessante colocar no roteiro de lugares a se visitar em São Paulo, até porque, faz parte da história do estado.

26- Beco do Batman

A princípio o bairro da Vila Madalena é um local boêmio, porém os grafites modernos e um tanto divertidos fizeram do local um ponto turístico.

Os grafites possuem cores vivas, desenhos engraçados, são ótimos para tirar fotos e pode-se chamar de galerias a céu aberto. Inclusive tem ilustrações de grafiteiros famosos.

Além disso, as ruas do Beco do Batman são exclusivas para pedestres, por isso pode ficar à vontade para tirar diversas fotos.

27- Bequinho do Batman

São Paulo possui muitos segredos e a última novidade é o Bequinho do Batman, é um local também com grafites, que fica próximo ao Beco do Batman. Lá tem também artistas vendendo artesanatos e é outro local para fazer passeios de graça.

28- Rua Augusta 

A rua Augusta é uma das mais conhecidas de São Paulo, ela vai do centro da cidade, passa pela Consolação, pelos Jardins e pela Paulista.

Ela, além disso, possui restaurantes, galerias de arte e até casas noturnas, com pessoas dos mais diferentes estilos, de artistas de rua, roqueiros a clubbers.

Inicialmente comece conhecendo a Galeria Ouro Fino, nela é possível encontrar estúdios de tatuagens e roupas psicodélicas. Outro lugar interessante é o espaço Fábrica Augusta que tem objetos de arte expostos.

Um passeio que vale muito a pena

A princípio, a rua Augusta é um reflexo da cidade de São Paulo, pois nela é possível encontrar vários estilos de pessoas, de lojas, tudo convivendo em harmonia. É um passeio que vale a pena, pela diversidade e pelo clima.

29- Feira de Rua

Antes de mais nada, caso seja fã de artesanato, basta procurar a feirinha de rua mais próxima, sendo possível comprar de roupa a objetos de artes. Em praticamente todos os bairros da região central é fácil encontrar em uma praça uma Feira de Rua.

Em São Paulo, além da feira tradicional, possui, a Hippie, de antiguidades, dos bolivianos, além das feiras com todo tipo de comida. 

30- Feirinha da Liberdade 

Na feirinha da Liberdade que é na saída do metrô, basta subir as escadas da linha e verá a banca tradicional de animes. Além disso, é importante ressaltar que esse evento acontece aos domingos.

Lá se vende utensílios de cozinha feitos com madeira, desde o tradicional colher de pau a rashi, além de vários artesanatos japoneses.

Tem restaurantes badalados com filas enormes, a presença de personagens da cultura japonesa e claro sempre terá alguém vestido como cosplay. 

Comidas diversas, artesanatos e muito mais

Aos domingos a rua é fechada e dá lugar a várias barraquinhas. Então, você pode encontrar amigurumis, revistas de animes, artesanato em geral e roupas para cosplay.

Mas o que chama a atenção, são as barraquinhas de comida. Além de tempurá com camarão, é possível comer bolinhos tradicionais japoneses, além dos doces feitos com feijão azuki.

31- Visitar o Copan

O Copan, antes de mais nada, pode ser visitado, em dois lugares, no térreo que é onde fica as lojas e o cinema na sua cobertura. Não é à toa que esse é um dos melhores passeios de graça.

Aliás, do topo dos seus 115 metros é possível observar boa parte da cidade de São Paulo. A visita ocorre de segunda a sexta, exceto feriados, das 10:30 às 15:30 de forma gratuita

Tudo que precisa é chegar com 15 minutos de antecedência na ala F do prédio. Inclusive, a entrada e a saída acontecem por lá.

Por fim, vale lembrar que por conta da pandemia do Covid, as visitas foram suspensas. Por isso, entre no site para saber se elas já retornaram.

image 4
Foto: Copan é mais uma opção de passeio gratuito em São Paulo

Um dos símbolos de SP

Ele fica na região central e foi inaugurado em 1966. O prédio chama atenção por conta do seu formato, que parece com a letra S, uma obra de Oscar Niemeyer.

Além de tudo ele possui 1.160 apartamentos e no térreo é uma área comercial. Um dos cafés mais gostosos de lá é o tradicional Floresta.

Aproveite SP ao máximo

Desde sempre, São Paulo é uma cidade que acolhe pessoas de todos os lugares, por isso ela é um lugar colorido e plural. Isso reflete nos locais, nas lojas e até nos espaços para  passeios de graça.

Enfim, são vários os lugares que podem ser desfrutados, com o pró de ser de forma gratuita. Então, basta ficar de olho nos sites e saber os dias de gratuidade.

Com isso, é possível aproveitar o máximo de São Paulo, com as atrações, museus e tudo que a cidade tem a oferecer.

Tags :

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Posts Recentes