influenciador de viagens e turismo - Blog tiago lopes

O que fazer no Carnaval em São Paulo? Dicas de lugares para conhecer e de onde ficar

carnaval

O carnaval em São Paulo é sempre cheio de bloquinhos de rua para curtir. Além disso, ainda é possível ir até o Sambódromo e aproveitar os lindos desfiles. É a época perfeita para turistas conhecerem a cidade e os moradores irem a novos lugares para festejar.

Como é o carnaval em São Paulo?

O carnaval em São Paulo é sempre coberto de festas em muitos bloquinhos espalhados pela cidade. Assim, é normal que tenha turistas, atrações e os pontos principais são:

  • desfiles;
  • shows.

É possível fazer suas comemorações no Sambódromo do Anhembi e passar por espetáculos com direito a samba e tradição. Dessa forma, é o momento ideal para usar fantasia, festejar e aproveitar ao máximo a data.

O que fazer no carnaval em São Paulo?

Não faltam opções para se divertir no carnaval em São Paulo. Portanto, é possível aproveitar de tudo um pouco e conhecer as melhores festas. A folia nas ruas é um dos pontos altos, porque costuma ter bastante pessoas dispostas a festejarem.

1- Desfiles das escolas de samba

As escolas de sambas podem ser vistas no Sambódromo e são um espetáculo, além de serem um grande aprendizado. Afinal, é normal que se conte uma história durante os desfiles de carnaval. Além disso, eles trazem o que há de melhor para a época:

  • animação;
  • beleza.

São cinco dias de desfile ao todo, com letras de músicas incríveis para se ouvir. Então, é um momento que vale a pena conhecer mais um pouco e também se divertir. Mas, é preciso lembrar que eles são pagos e deve-se comprar os ingressos.

desfile de escola de  samba
Os ingressos para os desfiles das escolas de samba de São Paulo já estão à venda para o carnaval 2023. Imagem do site da Prefeitura de SP

2- Vale a pena curtir os blocos de carnaval?

Quem prefere estar nas ruas, pode aproveitar mais dos blocos que estão espalhados pela cidade. Além disso, no ano de 2023, será um grande marco pela volta dessas festas tão populares. Aliás, tem mais de 600 blocos cadastrados, então, sempre é possível se divertir.

Mega blocos x blocos de carnaval, qual a diferença?

Os desfiles conhecidos como mega blocos são os maiores da cidade e chegam a ter muitas pessoas. Quanto aos blocos de carnaval, por outro lado, eles estão em trajetos definidos espalhados pelas ruas. 

Acadêmicos do Baixo Augusta

Um grande destaque do carnaval dentro dos bloquinhos de rua em São Paulo. Dessa forma, ele pode ser visto ao cruzar a Avenida Paulista junto com a Rua da Consolação. Ele segue até a Rua Xavier de Toledo e é um bloco formado por:

  • amigos;
  • moradores da Augusta;
  • entusiastas do Baixo Augusta.

Bloco Unidos do BPM

Para quem prefere uma música diferente dentro do carnaval, pode aproveitar esse bloco. Ele tem o costume de oferecer um som eletrônico para quem curte esse estilo. Estará no centro e poderá ser visto pela Rua Boa Vista.

Bloco Ritaleena é uma boa opção para curtir o carnaval?

Trata-se de um bloco com muita fama e é bem procurado para a data. Ele é uma grande homenagem para a cantora Rita Lee e seu destaque é por misturar as músicas. Ou seja, tem mix dos sons da cantora junto com as marchinhas de carnaval

3 – Casa de Francisca

A Casa de Francisca é uma ótima opção de local para comer e é um restaurante que traz comida brasileira. Mas, ele também conta com detalhes que valem a pena ver como:

  • boa música;
  • linda decoração.
Casa de Francisca no seu interior
A Casa de Francisca é o local ideal para o seu carnaval com muita música e gastronomia. Imagem do site São Paulo Secreto

Ele está dentro do Palacete Tereza Toledo Lara, é uma boa forma de apreciar a data e também a arte. Além disso, há chances de se aproveitar marchinhas de carnaval, caso tenha algum show marcado.

4- Parque Augusta é uma boa alternativa para aproveitar o carnaval?

Trata-se de um parque que surgiu de um projeto da Prefeitura e tem mais de 23 mil metros quadrados. Portanto, qualquer um pode passear por ali e ainda tem a chance de desfrutar de um local famoso que tem:

  • bares;
  • festas;
  • restaurantes.

Para quem gosta de tomar sol, ler algum livro ou desfrutar de um brunch com os amigos é a pedida certa, bem como é uma ótima alternativa para o carnaval e dar um tempo das folias.

Como se proteger durante o carnaval em São Paulo?

É normal que grandes eventos possam trazer alguns problemas e não é diferente nessas datas. Portanto, o melhor é se proteger e evitar levar objetos como:

  • celulares;
  • pertences valiosos.

Mesmo com um grupo de amigos ainda tem alguns riscos, por isso, o ideal é só um fazer uso do celular. Assim, em outros momentos, marcar pontos de encontros para que ninguém se perca é útil. Conhecer muito bem as ruas que vai passar também é essencial.

Os locais sempre tem policiais para guardar as regiões e que podem prestar alguma ajuda. Mas, para evitar roubo de algo que tenha grande valor, deixar em casa é a solução. Muitas das festas não fazem exigências desses tipos de objetos ao seu lado durante os eventos.

Quais as melhores dicas de fantasia para curtir o carnaval em São Paulo?

Há muitas fantasias que podem ser usadas para aproveitar o carnaval em São Paulo. Assim, o marco da época é vestir algo que seja tendência para a folia de 2023, então, invista em:

  • sereias;
  • chifres de unicórnio;
  • dançarina de frevo;
  • pirata.

Tem muitas outras opções e também adereços para se usar durante essa época. Aliás, é mais divertido quando se tem ideias para inovar na hora de se fantasiar. O ideal é que consiga passar as boas sensações que a data traz.

Alguns trajes são típicos e mais usados do que outros, então, pode procurar por essas opções. Dessa forma, achar uma loja que já vendem as fantasias mais usadas pode ser essencial. 

Muitas possibilidades na 25 de março 

Certas lojas para fazer a compra de adereços e fantasias podem ser vistos na Ladeira Porto Geral. Ela faz o cruzamento com a rua 25 de Março, ou seja, não é muito difícil de achar. Na Porto Geral, é possível achar inúmeras lojas para fazer as suas compras.

25 de março lotada de pessoas fazendo compras
Na 25 de março, você encontra tudo de que precisa para o seu carnaval. Imagem do site Vem Voar

É um ótimo lugar para achar máscaras, roupas e qualquer outro adereço de carnaval. Aliás, nem sempre é preciso fazer um grande investimento de dinheiro nesses casos. Sempre tem a chance de conseguir algo mais barato e que vale a pena.

As ruas estão próximas ao centro de São Paulo, desse modo, não é tão difícil achá-las. Mas, pode ser necessário fazer as compras o quanto antes, para não correr o risco de ficar sem opções.

Onde ficar durante o carnaval em São Paulo?

Uma cidade tão grande quanto São Paulo não faltam locais para ficar durante o carnaval. Assim, há muitos lugares em que é possível passar um tempo nas avenidas para curtir mais as festas.

Ficar na Zona Oeste durante o carnaval é uma boa ideia?

Há grandes chances de terem muitos blocos para se passar a data dentro da Zona Oeste. Assim, nesta área, terá uma grande concentração de festas para conseguir comemorar bastante. Tem locais com vários públicos, ritmos e tamanhos diferentes para se conhecer.

Muitos locais que são conhecidos por lá são Pinheiros, Barra Funda, Lapa, Pompeia e entre outros. Então, o que não falta são opções para se divertir dentre esses bairros de São Paulo.

Av. Gastão Vidigal

Trata-se de uma rua que pode ser achada dentro da Vila Leopoldina, bem próximo a Lapa. Assim, se hospedar nessa área, ainda permite que tenha acesso a outros bairros como:

  • Pinheiros;
  • Lapa;
  • Vila Madalena.

Um ponto positivo é que tem metrô próximo e fica bem fácil de se locomover para achar os blocos nas ruas. Então, terá acesso a outras áreas da cidade de São Paulo sem grandes dificuldades.

Av. Marquês de São Vicente

Esse é um trajeto que fica próximo a região da Barra Funda e também pode ser fácil de chegar até a Marginal. Além disso, não é difícil de ter acesso até o Pacaembu, Perdizes e Pompeia, que também são da Zona Oeste. Pode ser um ótimo lugar para encontrar:

  • shoppings;
  • restaurantes;
  • metrôs.

A Zona Norte é animada durante o carnaval?

Trata-se de um ótimo lugar para passar o seu tempo e curtir muitos blocos de rua. Há boas opções de hotéis e trajetos em que pode-se buscar pela região para se divertir. Aliás, ainda tem algumas avenidas que tem um destaque maior do que outras.

Av. Dumont Vilares

Sua localização fica ao lado de lugares famosos como Santana e Parada Inglesa. Além disso, os espaços em Santana são os ideais para achar restaurantes excelentes. Também há muitos bares em que se pode aproveitar um pouco de samba.

Ficar na Zona Sul vale a pena?

Na Zona Sul não irão faltar blocos com vários ritmos de estilos musicais para que todos conheçam e aproveitem. Portanto, é um bom ponto para os turistas, mas também para quem já mora na cidade. 

Várias ruas estarão cheias de blocos divertidos, por isso, é melhor aproveitar aquelas que tem fácil locomoção. Assim, basta se hospedar em um local que tenha uma boa concentração de ruas para ir.

Rua Laguna

Ao conhecer essa rua, pode ser divertido se for até Moema, porque é um local cheio de empresas. Contudo, em Moema, é fácil de achar hospedagem, além de lugares para comer, como restaurantes e bares. 

Santo Amaro e João Dias também são boas regiões próximas à Rua Laguna para que possa aproveitar o carnaval por lá. Além disso, tem chances de conseguir locais bem baratos.

Por que ficar no Centro de São Paulo durante o carnaval?

O Centro é a região mais movimentada de São Paulo, então, o que não faltam são lugares para ficar. Assim, tem fácil acesso para o metrô, além de ter muitos trajetos para se passar a data. Dessa forma, basta escolher um local em que deseja se hospedar e curtir.

pessoas aglomeradas, na cidade de São Paulo comemorando o carnaval
Ficar no coração da cidade de São Paulo é uma ótima opção para curtir o carnaval. Imagem do site Veja São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima

Trata-se de um local bem corporativo, onde grandes empresas estão localizadas. Então, graças a data, as multinacionais têm menos chances de estarem em atuação. Portanto, torna-se mais fácil achar lugares para ficar e aproveitar a região de:

  • Jardins;
  • Itaim Bibi.

Av. São João

É nesse local que terão blocos com mais de 100 mil pessoas com grande facilidade. Mas, toda a região ao seu redor tem grandes chances de ter muitos blocos para festejar. Assim, é bom espaço para ficar e conseguir ir a várias ruas para curtir diversos estilos de bloquinhos.

Há chances do local já estar com os seus hotéis lotados para passar a data. Portanto, o ideal seria procurar o quanto antes ou ir para lugares como Santa Cecília e Consolação.

Av. Tiradentes

Um trajeto que se encontra em uma avenida muito grande é esse. Dessa forma, com esse caminho, é possível chegar a lugares como o Bom Retiro, Luz e na Santa Efigênia. Também não é difícil chegar até o Brás e todos esses locais são bons para se hospedar.

São ótimos lugares para que possa chegar até os bloquinhos de forma fácil depois. Além disso, é uma área que tem muitos ônibus e metrôs para poder se locomover.

Av. da Consolação

O trajeto que dá para esse caminho começa bem na Avenida Paulista. Portanto, é um dos melhores locais para se hospedar, devido às chances de ter um bloquinho para onde ir. O que não faltará ao redor serão espaços para comer e participar de muitos shows. 

Av. Pedro Álvares Cabral

Passar o carnaval nesse local é a melhor escolha possível, por ter uma grande passagem de artistas famosos. Então, torna-se uma ótima folia para que consiga curtir ao máximo. Aliás, os lugares em que é possível se hospedar são em:

  • Vila Nova Conceição;
  • Moema.

Boas opções para essa região é a Vila Mariana e Paraíso, porque tem grandes possibilidades de hospedagens. Aliás, é bem fácil de se locomover para chegar nos lugares que tem bloquinhos.

Av. Eng. Luís Carlos Berrini

É uma avenida que fica bem próxima da Marginal Pinheiros, então, é possível se hospedar no Morumbi. O lado positivo é que torna fácil o acesso para shoppings e ainda tem ligação com outras ruas famosas. Enfim, chegar até um bom bloco de rua, não é difícil.

Vale a pena passar o carnaval em São Paulo?

Passar o carnaval em São Paulo pode ser um momento muito especial para qualquer pessoa. É uma cidade grande e mais do que nunca, há promessas de muitos blocos em 2023. Por isso, o importante é só ter cuidado com detalhes básicos como:

  • conhecer sua localização;
  • ter água disponível;
  • manter-se seguro.

Não faltam locais para que possa se hospedar e acompanhar muitas festas. Assim, o maior detalhe é dar atenção para os dias em que cada bloco irá acontecer. Os horários também podem ser analisados para que seja possível fazer o seu cronograma carnavalesco.

Tags :

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Posts Recentes