influenciador de viagens e turismo - Blog tiago lopes

Melhores bairros de São Paulo por zona: conheça os diferenciais de cada um

Melhores bairros de São Paulo

Para conhecer os melhores bairros de São Paulo é importante saber quais as zonas da cidade. Ou seja, como é sua divisão e as principais características de cada uma delas. Ao todo são cinco e oferecem toda a infraestrutura necessária.

Devido a sua grande extensão, a cidade de São Paulo conta com essas divisões. Aliás, cada uma possui suas particularidades e destaques. Assim, ao conhecê-las você vai se surpreender. 

Conheça o que há de melhor em cada zona de São Paulo

São Paulo é dividida em cinco zonas, sendo elas: norte, sul, leste, oeste e central. Assim, apesar de pertencerem ao mesmo município, possuem suas particularidades. Então, descubra o que há de melhor em cada uma delas. 

Zona Norte

A zona norte carrega uma mistura de velho e novo. Isso porque, nela estão localizadas as ferrovias e estradas mais antigas. Mas, também possui bairros como o Santana que é bem desenvolvido e tem boa infraestrutura.

Mobilidade

Um dos destaques dessa região é a mobilidade. Além de ter grandes avenidas, ainda possui muitas opções de ônibus, metrô e CPTM para facilitar o trânsito e locomoção dos moradores.

Parques e museus

Também oferece ótimas opções de lazer, como a presença de museus e parques. Assim, destacam-se o Museu do Transporte Público e o Parque da Juventude. Eles são ideais para visitação de toda a família.

Escolas e universidades

Por fim, outro ponto importante deste bairro é a opção de instituições de ensino. Há escolas públicas e particulares por toda a extensão. Com isso, os moradores não precisam se deslocar para que seus filhos possam ter um estudo de qualidade.

Destaques e atrações da Zona Norte

Há uma série de pontos culturais e de lazer que você deve conhecer na zona norte. Por exemplo:

  • Museu do Transporte Público;
  • Parque da Juventude;
  • Museu Aberto de Arte Urbana;
  • Horto Florestal;
  • Biblioteca de São Paulo.

Qual o melhor bairro de são paulo na zona norte

Santana é o melhor bairro da zona norte. Além de ter muitos imóveis disponíveis e bem valorizados na localidade, ainda é o bairro que mais possui restaurantes em toda a região. 

Qual o melhor bairro de são paulo na zona norte

Foto: cada uma das zonas de São Paulo possuem suas particularidades. 

Zona Sul

Esta é uma das zonas que possui maior extensão e que possui os melhores bairros de São Paulo. Isso porque, a região conta com muitas áreas nobres, com infraestrutura de qualidade. 

Metrô

É nesta zona que se localiza a primeira linha de metrô, que cruza toda a cidade. Então, oferece aos moradores e visitantes diversas linhas para que possam transitar por toda São Paulo de forma mais barata e rápida.

Parque do Ibirapuera

O parque mais conhecido do Brasil se localiza na zona sul. O Ibirapuera oferece inúmeras atividades de lazer. Assim, há espaços para se exercitar, descansar, brincar com a família e também para aproveitar shows e exposições. 

Setor imobiliário

Por ser considerada uma das regiões mais nobres, o setor imobiliário está em expansão. Ou seja, é possível encontrar casas, apartamentos e condomínios para todos os perfis, do mais simples ou alto padrão. 

Destaques e atrações da Zona Sul

Há diversos pontos turísticos e culturais que você deve conhecer na zona sul de São Paulo. Então, os principais são:

  • Parque do Ibirapuera;
  • Museu de Arte Moderna, de Arte Contemporânea e o Afro Brasil;
  • Centro Cultural de São Paulo;
  • Cinemateca;
  • Jardim Botânico.

Qual o melhor bairro de são paulo na zona sul

A Vila Mariana destaca-se como o melhor bairro da zona sul. Aliás, é um dos mais seguros da cidade e possui uma linha própria de metrô. Também tem ótima infraestrutura, com hospitais, escolas e universidades em toda sua extensão. 

Zona leste de São Paulo

Esta zona possui uma cultura diversificada, pela presença de muitos imigrantes. Além disso, oferece aos moradores o contato com a natureza e transporte público de qualidade. Por fim, está avançando muito em desenvolvimento e moradia. 

Infraestrutura

É crescente o número de casas e comércios em toda a região. Assim, é um local que recebe muitos investimentos e também oferece tudo que os moradores necessitam. Na zona leste você consegue encontrar todos os tipos de produtos e serviços.

Shoppings

Na ZL há ótimas opções de shoppings centers também, como o da Penha e o Tatuapé. Portanto, você pode encontrar das marcas mais tradicionais até as de luxo. Além disso, oferece atividades de lazer, como o cinema. 

Festa de São Gennaro

Há mais de 47 anos acontece essa tradicional festa de comida italiana na Mooca. Aliás, reúne milhares de pessoas que buscam por diversão e alimentos saborosos. Ela é realizada por imigrantes que habitam na região. 

Destaques e atrações da Zona Leste

Na zona leste são mais de 32 parques e possui duas unidades do Serviço Social do Comércio, o SESC. Portanto, veja alguns deles que são destaque:

  • Parque do Carmo;
  • Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador;
  • Parque Estadual do Belém; 
  • Sesc Itaquera e o do Belenzinho. 

Qual o melhor bairro de são paulo na zona leste

A Mooca recebe o título de melhor bairro da zona leste de São Paulo. Isso porque, possui uma infraestrutura que agrada a todos. Além disso, destaca-se por uma gastronomia italiana e com ótimas opções. 

Melhores bairros de São Paulo na zona Oeste

Com seus shoppings, museus e escolas, a zona oeste é uma das mais desenvolvidas e que possui os melhores bairros de São Paulo. Assim, os moradores encontram tudo que necessitam pela região. 

Transporte Público

Na zona oeste são três linhas de metrô e outras três da CPTM. Ou seja, a mobilidade é facilitada e os moradores podem transitar por toda a cidade e em outras regiões de forma rápida e barata.

Lazer

O lazer também é o que não falta. Então, alguns dos pontos com o Beco do Batman ficam localizados na zona oeste de São Paulo. Também possui praças, bares e restaurantes que agradam todos os tipos de perfis.

Educação

Por fim, outra vantagem de morar na região oeste é devido às ótimas opções de escolas e universidades. Inclusive, é nela que estão as faculdades públicas da Unesp e USP, as melhores de todo o país. 

Destaques e atrações da Zona Oeste

Nesta região você encontra os melhores parques de todo o município. Portanto, veja quais os principais para que possa conhecer:

  • Água Branca;
  • Villa Lobos; 
  • Parque da Luz;
  • Trianon;
  • Aclimação.

Qual o melhor bairro de são paulo na zona oeste

A Vila Mariana se destaca como melhor bairro da região oeste. Aliás, é o local perfeito para quem gosta da vida noturna e busca opções de lazer, como bares, boates e galerias.

Qual o melhor bairro de são paulo na zona oeste

Foto: São Paulo oferece uma ótima infraestrutura para seus moradores.

Região Central 

Por fim, a última região é a central. É nela que se concentra os melhores bairros de São Paulo e também os pontos turísticos mais tradicionais da região, como a Praça da Sé e o Mercadão Municipal. 

Proximidade com o trabalho

O centro de São Paulo é a localidade que possui mais opções de trabalho. Dessa forma, os moradores podem estar mais próximos desses ambientes, facilitando a sua rotina e mobilidade.

Infraestrutura de qualidade

Não são apenas os ambientes comerciais que você encontra na região central. Assim, é nela que estão ótimas moradias, escolas, universidades e hospitais. Além disso, o comércio é muito forte em toda a localidade.

Turismo e cultura

No centro da metrópole você encontra os grandes pontos turísticos e culturais. Aliás, muitos oferecem atividades gratuitas e que podem ser aproveitadas por toda a família. Ou seja, um dos pontos de destaque da região. 

Destaques e atrações da Região Central 

Há inúmeros pontos turísticos na região central de São Paulo. Mas, os principais são:

  • Estação e Parque da Luz;
  • Museu da Língua Portuguesa;
  • Pinacoteca;
  • Mercado Municipal;
  • Praça da Sé;
  • 25 de março;
  • Mosteiro de São Bento.

Qual o melhor bairro de São paulo na Região central

O Bela Vista é tido como o melhor bairro da região central. Inclusive, um de seus pontos de destaque está na gastronomia. Assim, possui restaurantes de alto nível por toda sua localidade.

Qual a melhor zona de São Paulo quando o assunto é custo-benefício

Um estudo da Rede Nossa São Paulo apontou a região da zona oeste como a melhor em relação ao custo-benefício. Com isso, você encontra os melhores bairros para residir e com ótima infraestrutura.

Por fim, agora você conhece mais sobre as zonas e os melhores bairros de São Paulo. Portanto, pode decidir aquele que mais atende suas necessidades, seja para investir ou residir. 

Tags :

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Melhores bairros de São Paulo

Posts Recentes