Melhor roteiro Jericoacoara: descubra qual a rota perfeita e quais são as atrações

Um bom roteiro Jericoacoara é muito importante para quem quer ter ótimas férias, seja em casal, com amigos ou com a família. Por isso, planejar e entender as melhores atrações do local é essencial para que a sua viagem seja perfeita. Então, saiba o que fazer lá.

Conheça mais sobre Jericoacoara

Em um lugar isolado do litoral nordestino, no Ceará, fica o parque nacional de Jericoacoara. Assim, ele fica protegido sobre o morro do Serrote e abriga a Vila, onde as pessoas se hospedam para curtir os passeios e desfrutar as atrações turísticas locais. 

O local é uma reserva natural e preserva o contato com a natureza. Então, se destaca como um dos destinos mais procurados por quem quer viver uma experiência única.

Como chegar a Jericoacoara?

O distrito faz parte da cidade que se chama Jijoca de Jericoacoara e existem algumas formas de chegar ao ambiente. Dessa forma, basta escolher o que se encaixa melhor em sua renda.

Para chegar lá, há a opção do aeroporto de Fortaleza somado a transfer ou o voo direto até Jeri. Mas, as viagens para a capital ainda são bem mais comuns e tem uma grande oferta, com preços mais baixos. No entanto, é preciso pegar outro meio para chegar até a vila.

Transfer

Esta é uma das opções mais seguras para chegar ao destino e começar o roteiro Jericoacoara. Isso porque, as estradas são de areia e passam por dunas, por isso quem não conhece o ambiente pode se perder ou ter dificuldades.

Os carros são 4×4 e quando chegam próximos às áreas de difícil tráfego, esvaziam os pneus para circular por lá. Assim, são diversas empresas e pilotos que conhecem o caminho e o fazem todo dia em várias horas.

Compartilhado

Este estilo é uma forma mais barata de fazer o percurso, onde dá para se unir a outros. Com isso, é só juntar um grupo de quatro pessoas para que o carro possa sair para a estrada. Portanto, também dá para fazer reservas prévias no site.

roteiro Jericoacoara
Foto: As praias de Jericoacoara estão entre as mais procuradas por turistas.

Taxa de turismo

A cidade tem uma taxa de turismo de R$ 5 por dia para quem vai visitá-la. Dessa forma, ao chegar na pousada ou no hotel é crucial mostrar o recibo sobre o valor pago.

Como fazer o pagamento online?

Para não ter problemas na sua chegada, uma das soluções é pagar a taxa antes de viajar. Então, basta acessar o site da prefeitura de Jijoca e selecionar a melhor forma que pode ser boleto ou cartão de crédito. Depois é só imprimir o item e mostrar quando chegar.

Como pagar a taxa presencial?

Existem alguns lugares onde dá para fazer o pagamento ao chegar na cidade. O primeiro é logo na entrada da vila de Jeri e fica aberto por 24 horas. Enquanto isso, o segundo fica ao lado da rodoviária e funciona entre as 7h e as 19h.

Os melhores hotéis em Jericoacoara

Antes de traçar o melhor roteiro Jericoacoara é preciso escolher um bom hotel. Assim, o local tem diversas opções de hotel 5 estrelas que incluem café da manhã e outras refeições. Além disso, possuem quartos diferentes para todos os gostos.

Estes hotéis são escolhidos a dedo e com todos os preços, de pousada a hotel 5 estrelas. Indicações confiáveis.

  • My Blue Hotel;
  • Rox;
  • Blue Residence;
  • Essenza;
  • Essenza Dune.

Essenza Hotel

O Essenza Hotel fica no Parque Nacional de Jericoacoara, de frente para o mar. Além disso, fica ao lado da Duna do Pôr do Sol, por isso é um dos melhores lugares da vila.

As acomodações são 5 estrelas, com piscina de borda infinita, sauna, e WiFi grátis. Todos os quartos têm ar-condicionado, TV de tela plana, vista para o mar e decoração única.

O restaurante é de cozinha internacional e conta com drinks muito apreciados. Por isso, oferece o melhor tipo de comida para que seus hóspedes desfrutem.

Suítes

Existem dois tipos de suítes no Essenza Hotel, o primeiro é o quarto com acesso a piscina térreo. Assim, ele é bem amplo e com móveis cheios de conforto. 

O outro tipo são os quartos superiores com piscina privada de bordas infinitas. Dessa forma, são suítes exclusivas para que aproveite com mais descrição.

Melhores restaurantes em Jericoacoara

No roteiro Jericoacoara há uma lista de vários bons restaurantes. Então, veja a seguir algumas das melhores opções da região.

Café Jeri Sunset 

É uma balada que fica no terraço do Hotel Huricane, começa ao pôr do sol e tem entrada grátis a partir das 16h. Portanto, a festa conta com artistas de pirofagia, DJ, bailarinos, sereias e área VIP.

Komaki 

Restaurante na praia da Barrinha, que é uma vila de pescadores com muitos barcos. Assim, tem uma decoração rústica e seu menu tem lagostas, camarões e polvos que vem do próprio lugar. 

Naturalmente Creperia Jeri 

Este é um bom ambiente para ver o pôr do sol com opções de crepes, sucos e açaí. Por isso, é o local ideal para um lanche da tarde.

Restaurante do Paulo 

É um dos primeiros na região, com vista para a lagoa e muito charmoso. Assim, oferece desde um bom café da manhã até as outras refeições do dia.

Na Casa Dela

Serve comida regional para quem quer entrar mais na cultura do local, como peixada, paçoca e vários petiscos.

Restaurante Siara

É um restaurante único que é anexado ao hotel Blue Residence e serve pratos de chef para os seus clientes.

Melhor roteiro Jericoacoara 

Para construir o melhor roteiro Jericoacoara é preciso conhecer as suas atrações e ver as que mais te interessam. Mas, algumas delas são longes, então a ajuda de um guia é crucial para chegar a elas e aproveitar mesmo os dias.  

Vale a pena contratar uma agência de turismo?

Uma agência de turismo é uma ótima forma de ter certeza de que vai fazer os melhores passeios e achar a forma exata de passar pelas dunas. Com isso, terá segurança de que vai conhecer todos os locais que deseja.

image 1
Foto: Jericoacoara é um dos lugares mais bonitos do Brasil.

1º dia – roteiro Jericoacoara 

O roteiro Jericoacoara começa com um dia preguiçoso depois de uma longa viagem. Por isso, busque se situar na vila e conhecer o que tem por perto.

Aproveite o hotel

Veja o que o hotel oferece, então, conheça seu quarto, sala de jogos, piscina e restaurante. Além disso, descanse bem da viagem para ter forças para curtir o restante dos dias.  

Jeri Férias

Esta é uma agência de viagem que surgiu em 2013 e dá ao turista uma recepção charmosa na vila. Com isso, hoje já é uma referência no setor e transporta milhares de turistas por ano. 

Seus passeios são diferentes e ela mantém um alto padrão para atender os seus clientes. Dessa forma, oferece suporte para diversas situações, para que você apenas aproveite bem as férias.

Praia principal

É a praia que fica na rua principal e bem próxima ao Essenza Hotel. Assim, está sempre cheia, com muitos restaurantes e chalés, onde dá para sentar na sombra do guarda-sol ou da sombra de árvores. 

Duna do pôr do sol

Este é um morro onde as pessoas vão para aproveitar o pôr do sol. Por isso, é uma das maiores atrações para o final da tarde na região.

2º dia – roteiro Jericoacoara 

Depois de descansar no primeiro dia, o segundo tem um roteiro Jericoacoara mais agitado. Logo, conhecer um dos lados da vila é uma das melhores formas.

Passeio do lado oeste

O passeio nessa área é cheio de aventuras e com muitos aspectos da cultura da região. Então, mistura vários cenários como rio, mar, dunas e mangues de uma vez só, confira o roteiro a seguir.

Atrações

Esta região conta com cenários ótimos para tirar fotos ao longo da viagem. Além disso, no caminho há várias pequenas lojinhas com produtos de artesãos locais. Mas, outras atrações são:

Conhecer cavalos marinhos

É preciso pegar uma balsa para chegar ao outro lado do rio. Depois disso,  se faz um passeio de barco próximo ao mangue onde é possível ver caranguejos e encontrar um cavalo marinho.

Dunas (Tatajuba)

São dunas enormes que cercam a lagoa da Tatajuba e é a parada final do passeio do lado oeste. Assim, são paisagens únicas, em um ambiente legal para fotografar.

Tirolesa e escorregador

Essas são duas opções bem legais para descer as dunas e que possuem um trenzinho para subir. Portanto, a tirolesa custa cerca de R$ 20 e você pode descer duas vezes. Enquanto isso, o escorregador permite que desça três vezes.

Lago grande

O Lago Grande também é chamado de Lagoa da Tatajuba, onde dá para descansar em redes dentro da água. Além disso, o lugar é muito calmo e exala tranquilidade. 

Praça principal

Esta praça é uma atração charmosa no centro de Jericoacoara repleta de música, comida e cultura. Ela fica na rua que acaba na praia principal. Assim, nela também há shows com música ao vivo.

Aposte em quadriciclos

Os quadriciclos são a melhor forma de percorrer esse dia, porque com eles dá para descer as dunas com emoção. Então, é uma das melhores formas de locomoção para aproveitar ao máximo o dia todo.

3º dia – roteiro Jericoacoara 

O roteiro Jericoacoara segue para o outro lado no terceiro dia. Portanto, ainda são várias atrações novas para que você conheça e aproveite ao máximo.

Passeio do lado leste

Esta é uma área para quem gosta mais de relaxar ou curtir com os amigos. Dessa forma, os cenários são um paraíso e ela oferece tudo para que você fique tranquilo e aproveite o bastante o dia.

Alchymist Beach Club

Este é um ambiente único e bem estruturado que conta com DJ, comidas, drinks, lazer e descanso em espaços elegantes. Assim, tem lugares incríveis para tirar fotos.

Praia do Preá

O roteiro Jericoacoara passa pela Praia do Preá, que é ideal para quem quer fazer kitesurf. Então, possui ventos intensos que são perfeitos para o esporte.

Voo livre de asa delta

O voo livre é uma experiência única que os turistas podem ter nesse ambiente. Portanto, o processo é bem seguro e o guia vai com você para que seja um percurso simples.

Praia da barrinha

A Barrinha fica a cerca de 40 minutos de Jeri e é outro ambiente incrível para relaxar e se refrescar. 

Oásis da barrinha

Na chegada da praia dá para ver várias dunas e coqueiros. Por isso, parece uma miragem em meio ao deserto. 

Árvore da preguiça

Esta é uma árvore tombada pela ação dos ventos que fica na Praia do Preá.  

Pedra furada

Esta pedra se destaca por ter um furo no meio e atrai vários turistas que querem tirar foto nela.  

Aposte em bugs

No segundo dia o Bug se destaca por ser um meio de transporte que permitirá que você apenas observe a natureza. Além disso, eles são rápidos e podem levar até quatro pessoas.

4º dia – roteiro Jericoacoara 

O quarto dia do roteiro Jericoacoara é ideal para desfrutar um pouco mais da vila. Por isso, é uma boa oportunidade para conhecer restaurantes e trilhas.

Passeio de bicicleta

A CicloJeri é uma empresa onde você pode alugar bicicletas para passear por trilhas guiadas que só dá para andar de bike ou a pé. Assim, é preciso agendar com 12 horas de antecedência.

Morro do serrote

O Morro do Serrote protege a cidade das areias e tem uma vista incrível em seu topo. Por isso, é um ponto turístico importante da cidade. Então, quem sobe nele consegue ver o farol e se dirigir para a pedra furada. 

Praia da malhada

A praia da Malhada tem areia mais grossa que fica apenas a 10 minutos de caminhada da principal. Mas, possui poucas pessoas que a sua vizinha, por isso é mais tranquila. É bom ressaltar que ela não possui estrutura, então é preciso levar suas coisas.

Possui piscinas naturais formadas entre rochas que ajudam a criar um cenário lindo. Com isso, é um ambiente reservado e em formato natural.

Kitesurf

Jericoacoara é um dos melhores pontos do Brasil para praticar Kitesurf. Isso porque, tem ventos fortes, ideais para quem deseja praticar o esporte

Orquestra Jeri

É um projeto onde cerca de 50 crianças entram em contato com a música de modo gratuito. Dessa forma, hoje em dia tem participantes de oito países diferentes. Assim, elas se apresentam todas as semanas na praça principal. 

Samba da Benção

Este é um samba que acontece todas às sextas e fica próximo a igreja da Pedrinhas. Portanto, é uma música boa e ao vivo para quem gosta do estilo e quer se divertir com ele.

5º dia – roteiro Jericoacoara 

O quinto dia do roteiro Jericoacoara é ideal para descansar e começar a organizar suas coisas para ir embora. Por isso, ele é mais calmo com poucas atrações, mas ainda muito relaxante.

Aproveite o hotel

Os hotéis de 5 estrelas como o Essenza oferecem muita diversão para os seus hóspedes. Dessa forma, no seu último dia no local é interessante aproveitar um pouco mais das acomodações e garantir que estará calmo para a viagem.

Visita a praia principal

A praia Principal fica bem em frente ao hotel, por isso é a opção perfeita para se despedir do mar e aproveitar os últimos instantes. Assim, mesmo se você for embora no dia, dá tempo de um mergulho antes do check out. 

image 2
Foto: O pôr do sol de Jericoacoara é um dos mais bonitos.

Dica bônus: conheça o buraco azul

O roteiro Jericoacoara conta com três buracos azul e nenhum deles fica em Jeri. Assim, o primeiro é o Lagun Beach Club, que é um buraco azul com piscinas mais rasas, ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças;

A segunda opção também se chama Lagoa de Castelhano e fica em Acaraú, indo para a Praia da Barrinha. Já a última se localiza em Caiçara e tem uma boa estrutura. Mas, ambos ficam no lado leste da cidade.

O tom da água é azul turquesa, entretanto, de manhã ele é transparente devido ao alto nível de calcário. Portanto, é uma das principais atrações e agrada a maioria dos turistas que querem ter uma experiência única com ótimas fotos. 

As melhores dicas para roteiro Jericoacoara

Para criar um roteiro é crucial pesquisar muito as atrações que estão a sua disposição. Afinal, você tem que aproveitar bem todos os dias e conhecer ao máximo os lugares que Jericoacoara te oferece.

A melhor forma de se organizar é por meio de uma agência que possa te oferecer todo o suporte. Isso porque, as estradas de dunas podem ser complexas para andar, ainda mais quem vai pela primeira vez.

Quando você conta com um guia as chances de ter um caminho mais seguro é bem maior. Por isso, busque o máximo de informação e ajuda para não ter problemas ao longo de seu descanso. Então é bom considerar a Jeri Férias e conferir mais dicas para se preparar.

Vale a pena conhecer Jericoacoara?

Sim, com um bom roteiro Jericoacoara dá para conhecer a vila e aproveitar ambientes para você e sua família. Afinal, ela possui atrações para todos os gostos e conta com hotéis, agências e opções de turismo completas. Programe-se para conhecer.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Posts Recentes