Um dos países mais ricos do mundo, o Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022. Afinal, a sua economia é voltada para a riqueza de exploração de gás natural e petróleo. A sua localização fica no Oriente Médio. É um dos países árabes que predomina a religião do islã.
É um país que possui uma pequena extensão territorial, apesar de ser grande na questão econômica. O seu nome oficial é Estado do Catar e é considerado um emirado. Ou seja, o seu território possui uma administração por meio de uma classe dominante, o emir.
Catar ou Qatar?
Nos últimos meses, o nome do país gerou dúvidas entre as pessoas. Afinal, há uma dúvida sobre a sua escrita ser Catar ou Qatar. Todavia, as duas formas estão corretas, pois a primeira é a tradução em português, enquanto a segunda se refere à escrita na língua inglesa. Porém, os árabes não falam nenhuma das duas formas, pois possuem um alfabeto diferente.
O país-sede da Copa do Mundo de 2022, estará presente na competição por ser o país anfitrião. Portanto, vai estar no Grupo A, junto com Equador, Holanda e Senegal. A sua estreia é dia 20 de novembro de 2022. Por isso, conheça os detalhes antes de planejar a sua viagem.
História do Catar
O Catar teve a sua independência do Reino Unido, no ano de 1971 e tornou-se um Estado Soberano. Desse modo, o seu governo é uma Monarquia Absolutista e Constitucional, sendo a dinastia da família al-Thani. No ano de 2003, a primeira Constituição foi aprovada no país, porém é proibido existir os partidos políticos.
Onde fica o Catar?
O país localiza-se na península arábica na Ásia Continental, ou seja, no Oriente Médio. Portanto, possui uma pequena área territorial de 11.610 km², próximo do Golfo Pérsico. Além disso, faz fronteira com o país Árabia Saudita, também árabe.
Qual é a capital do Catar?
A sua capital é a cidade de Doha, fundada no ano de 1820, na região de Al-Bida, a declaração oficial foi no ano da sua independência. É a cidade mais populosa de todo o país, com cerca de 1,5 milhão de habitantes. Além disso, as suas construções monumentais, bem como as suas paisagens mostram o grande avanço tecnológico do país.
População do Catar
A população do Catar é de aproximadamente 2.743,901 habitantes. Mais da metade é composta por estrangeiros, sendo a maioria indianos. Além disso, há cerca de 800 brasileiros que moram no país. Desse modo, cerca de 90% da população está na área urbana. Em relação ao índice desenvolvimento humano (IDH) é bem elevado: 0,856.
Como é a cultura do Catar?
A cultura do país tem fortes influências dos povos árabes que habitam em toda a região. Assim, usam roupas específicas e típicas do local. Por isso, é importante pontuar as regras de proibição por influências da religião do islamismo. Como, demonstração de afeto em público, consumo de álcool, fotografar e filmar pessoas em público sem autorização.
Além disso, na região, os homens usam a kandura, uma tûnica branca e um lenço chamado ghutra. Enquanto isso, as mulheres são obrigadas a usar o hijab ou burca, além da roupa abaya.
Em que situação se encontra a economia do Catar?
Conforme os dados do Fundo Monetário Internacional, o Catar é o país mais rico do mundo em relação ao PIB per capita. Ou seja, a renda per capita é de aproximadamente US$ 124 mil, enquanto o PIB é de US$ 166 bilhões no ano. Por causa da exploração de petróleo e gás natural durante os anos 1940, a sua economia cresceu muito e correspondem a 50% do país.
Principais pontos turísticos do Catar
O país tornou-se muito popular por ser o país-sede da Copa do Mundo de 2022, por isso ganhou muito destaque na mídia. Com isso, esperam cerca de 1 milhão de torcedores vindo de todo o mundo para assistir a competição de futebol. Além disso, além dos jogos, as pessoas podem visitar os diversos pontos turísticos no país, como praia e museus. Veja:
- Souq Waqif;
- Sítio Arqueológico Al Zubarah;
- Msheireb Downtown Doha;
- Ilha Artificial;
- Ilha Roxa;
- Katara cultural;
- Desertos;
- Museus.
- Shoppings;
- Corniche.
Neste ano, serão 28 dias de competição em 8 estádios diferentes, por isso, a procura por hospedagens e passagens aumentou. O Catar é banhado pelo Oceano Índico com 560 km de costa, ou seja, é cercado de água por todos os lados. O clima desértico, altas temperaturas e poucas chuvas são a marca do país. Confira mais sobre as suas principais atrações turísticas.
Souq Waqif
O Souq Waqif é um tradicional mercado do país e não poderia ficar fora dessa lista. A sua localização é na cidade de Doha e é praticamente uma viagem no tempo. Por isso, é considerado o coração cultural da cidade, além de ser possível fazer trocas de mercadorias como nos tempos antigos. Portanto, é uma ótima opção para fazer compras, como frutas e roupas com fios de ouro. Além disso, há vários restaurantes típicos do mundo inteiro.
Sítio Arqueológico Al Zubarah
O sítio arqueológico Al Zubarah se localiza na costa norte do país. Com isso, se tornou o primeiro patrimônio histórico da Unesco, por “testemunhar a tradição urbana e de cultivo de pérolas que sustentou a origem de povos independentes”. A sua fundação ocorreu no século XVIII, além de agregar cidade marítima, portos e o Forte Murarir e Zubarah. Embora fique no lado oposto da península, uma viagem de carro dura aproximadamente 1 hora.
Msheireb Downtown Doha
O centro da cidade de Doha é um dos pontos turísticos que vale a pena conhecer. O Msheireb Downtown Doha fica em uma área com arquiteturas modernas e contemporâneas. Portanto, nesse bairro é possível conhecer enormes mesquitas brancas e museus históricos com estilo árabe. Fica próximo do Souq Waqif e possui hotéis luxuosos com refeições de vários locais do mundo. Além disso, há vários souvenirs à venda.
Ilha Artificial
Um dos lugares mais famosos do país, a ilha artificial The Pearl é onde se concentra a maior parte do luxo do Catar. Portanto, a sua projeção foi no antigo local em que se buscavam pérolas, por isso recebe esse nome. Dessa forma, na área há grandes iates, hotéis luxuosos, prédios residenciais, lojas e restaurantes bem conhecidos. Além disso, é um ponto de várias programações turísticas.
Ilha Roxa no Catar?
Há uma ilha roxa localizada no nordeste do país, a Ilha Bill Ghanna, conhecida como “Purple Island“. Assim, é considerada um dos pontos turísticos obrigatórios para visitar no país. Entretanto, está há 1 hora da cidade de Doha e próximo de Al Khor. Com isso, esse local é famoso por ter várias belezas naturais, bem como fauna e flora exóticas. Dessa forma, é uma ótima opção para passear com toda a família.
Katara Cultural é um lugar bonito?
O Katara Cultural Village é famoso por ser um local de muita cultura e entretenimento. Por isso, é um dos pontos mais visitados pelos turistas. Afinal, o seu principal objetivo é reunir as principais culturas de todo o mundo em um lugar só. Desse modo, há vários teatros, salas de concertos, exposições de arte e instalações de ponto. O seu foco é tornar-se o líder mundial nessa categoria de atividades.
Passeios no deserto
Sem dúvidas, é um dos pontos naturais que mais impressionam os turistas no país. Com isso, o Island Sea em Khol Al Adaid é uma reserva de água, onde o mar se encontra com o coração do deserto. Por isso, é uma ótima forma de se aventurar nas dunas por meio de uma viagem de carro em passeios.
Além disso, para ter mais experiências, é recomendado usar um camping durante a noite no local. Portanto, é possível aproveitar a culinária da região, apreciar a paisagem e observar as estrelas no céu.
Museus no Catar
No país, é possível conhecer vários museus históricos. Afinal, o seu foco principal é observar as exposições e vários artefatos da cultura local. Assim, é um local que chama a atenção por ter aspectos culturais únicos, como em todos os outros países do Oriente Médio. Veja os seus principais museus:
- De Arte Islâmica;
- Nacional do Catar;
- Msheireb.
Porém, para quem gosta de arte moderna há o Corpo de Bombeiros e o Mathaf. Dessa forma, a arquitetura moderna e outras atividades culturais contribuem com o crescimento turístico do país. Os seus museus abrigam muitas coleções da cultura islâmica e de todo o mundo. Saiba mais sobre eles.
Museu de Arte Islâmica
O Museu de Arte Islâmica de Doha impressiona os turistas por ser uma ponte entre o passado e o futuro. Está localizado no extremo de Corniche, a 7 km da capital. Dessa forma, representa a arte islâmica de três continentes, ao longo de 1400 anos de existência.
Museu Nacional do Catar
O Museu Nacional do Catar está na capital Doha. Portanto, é um dos locais mais belos da cidade, por causa da sua arquitetura moderna. Além disso, reúne artes, músicas, arqueologias e histórias em um só local. É fundamental para quem deseja ter mais experiências.
Museu Msheireb
O Museu Msheireb é um projeto que celebra as quatros casas do patrimônio histórico do centro de Doha. Além disso, a sua entrada é gratuita para vivenciar essa experiência única. Com isso, é possível conhecer o desenvolvimento histórico e cultural do país, por meio da sua visita.
Existem muitos shoppings no Catar?
Para os turistas que não deixam de fazer suas compras em suas viagens, ou para aqueles que apenas desejam olhar os produtos, há vários shoppings no país. Dessa forma, possuem arquiteturas luxuosas e modernas que impressionam qualquer turista. Por isso, veja os mais famosos:
- Mall of Catar;
- Doha Festival City;
- Villagio Mall.
Sem dúvidas, esses locais de compras são responsáveis por experiências únicas entre os turistas. Afinal, possuem muitas lojas com marcas famosas no mundo todo, além das locais. Portanto, é um programa imperdível para se fazer no país, pois é famoso por ser a capital mundial das pérolas. Além disso, há outras pedras e joias preciosas à venda nestes lugares.
Corniche em Doha
A Corniche em Doha é um dos pontos preferidos para quem deseja caminhar e praticar esportes como lazer. Desse modo, está localizado à beira-mar com 7 km de extensão e com várias palmeiras no seu famoso visual.
Além disso, é possível fazer um passeio turístico em um barco tradicional do local. Assim, é uma forma de apreciar a vista e os prédios iluminados da capital. Entretanto, alguns deles oferecem jantares deliciosos para completar a experiência da viagem.
Catar é o país sede da Copa do Mundo?
No ano de 2010, o Catar ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022 organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), após vencer Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão. Dessa forma, se tornou o primeiro país do Oriente Médio a sediar essa competição. Todavia, essa decisão teve muitas críticas negativas, por causa das acusações de corrupção. Pois alegaram pagamentos ilícitos, mas o caso foi absolvido.
Sem dúvidas, é o evento esportivo mais famoso do mundo. Assim, as datas escolhidas foram entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Porém, foi a primeira a acontecer no final do ano, devido ao clima desértico do país. Com as suas altas temperaturas que podem chegar a 40ºC nos meses de junho e julho, a mudança foi necessária para uma época com um clima mais ameno para não prejudicar as seleções.
Neste ano, serão 28 dias da maior competição esportiva do mundo. Com isso, o país promete atrair o coração dos turistas com suas tecnologias modernas, estádios climatizados e paisagens desérticas atrativas. Foram oitos estádios construídos para sediar a Copa.
Quais os estádios da Copa do Mundo no Catar?
Após a escolha do país-sede, as cidades de Doha, Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail foram as selecionadas para a construção dos estádios. Portanto, as suas arquiteturas modernas e luxuosas chamaram a atenção, além de todos serem bem climatizados para receber os turistas. São eles:
- Al-Bayt Stadium – Al Khor;
- Al-Rayyan Stadium – Al Rayyan;
- Stadium 974 – Doha;
- Lusail Stadium – Lusail;
- Al Janoub Stadium – Al Wakrah;
- Education City Stadium – Al Rayyan;
- Thumama Stadium – Doha;
- Khalifa International Stadium – Al Rayyan;
Essa Copa se tornou um destaque por causa do avanço tecnológico. Dessa forma, os estádios foram bem projetados para receber as 32 seleções do mundo todo. Assim, as suas estruturas tiveram equipamentos modernos para enfrentar o clima desértico e recepcionar os seus visitantes.
Al-Bayt Stadium – Al Khor
O Al-Bayt Stadium está localizado em Al Khor e foi construído para ter uma capacidade de 60 mil pessoas. Assim, está a cerca de 60 km da capital Doha e a sua estrutura completa custou muitos bilhões de dólares. O estádio vai ser palco das semifinais da competição.
Al-Rayyan Stadium – Al Rayyan
O Al-Rayyan Stadium está localizado na cidade de Al Rayyan. Dessa forma, a sua capacidade é de cerca de 40 mil pessoas e fica próximo da capital. No país local, o seu mando de campo é o time Al-Rayyan Sports Club.
Stadium 974 – Doha é um bom estádio?
O Stadium 974, localizado na capital Doha, é um dos melhores estádios de todo o país. Assim, mudou o seu nome recentemente por causa dos números insuficientes de contêineres. É o primeiro estádio desmontável da história com capacidade de 40 mil pessoas.
Lusail Stadium – Lusail
O Lusail Stadium se concentra na cidade de Lusail, além disso, é responsável pela abertura e encerramento da Copa do Mundo. Desse modo, a sua arquitetura se inspirou nas técnicas artesanais de tecelagem dos cestos árabes. A sua capacidade é de cerca de 86 mil pessoas, ou seja, o maior.
Al Janoub Stadium – Al Wakrah
O estádio Al Janoub Stadium fica na cidade de Al Wakrah, onde irá receber seis jogos da Copa do Mundo. Portanto, a sua construção se inspirou nos barcos de comerciantes da região Arábica. Assim, a sua capacidade é de aproximadamente 40 mil pessoas.
Education City Stadium – Al Rayyan
O Education City Stadium fica localizado na cidade de Al Rayyan, além de estar a 7 km da capital Doha. Além disso, o estádio possui cerca de 20% dos seus materiais de construção classificados como verdes. Ou seja, é um dos mais sustentáveis do mundo, com capacidade de 45 mil pessoas.
Thumama Stadium – Doha tem grande capacidade?
O estádio Thumama Stadium que fica na capital Doha tem uma capacidade mediana de 40 mil pessoas. Portanto, o seu design e construção inspirou-se na gahfiya, a touca famosa que é usada pelos homens árabes. Além disso, é o que fica mais perto do Aeroporto da cidade.
Khalifa International Stadium – Al Rayyan
O Khalifa International Stadium está presente na cidade de Al Rayyan. Esse estádio é um símbolo de tecnologia e infraestruturas bem modernas e luxuosas. Dessa forma, apresenta uma capacidade de espaço para cerca de 40 mil espectadores.
Vale a pena conhecer o Catar?
O Catar é um dos menores países do Golfo Pérsico, porém há uma riqueza de culturas e tecnologias para conhecer. Dessa forma, o país possui misturas de histórias antigas e da cultura do Oriente Médio. Assim, é possível tornar a experiência dessa viagem como única e inesquecível.
Além disso, é uma das nações mais ricas de todo o mundo. Por isso, é possível encontrar vários lugares atrativos para explorar. Ou seja, há vários motivos para desfrutar dessa região para a sua próxima aventura turística. Como resultado, é uma ótima opção para quem deseja luxo e conteúdos históricos.