Saber o que fazer em São Paulo é ideal para quem tem um tempo limitado e deseja aproveitar ao máximo a cidade. Portanto, veja um roteiro de viagem otimizado para passear pelos principais pontos culturais e comerciais de SP em apenas três dias.
Descubra o que fazer em São Paulo
Em uma cidade tão grande e que está repleta de culturas diferentes para todos os lados, é possível fazer de tudo. Assim, de um bom almoço a um tour por lojas com os mais diversos produtos e preços, existem muitas opções do que fazer em São Paulo.
Há locais que quem vai visitar não pode deixar de fora e o melhor é que há alguns caminhos que facilitam a logística do passeio, por exemplo. Então, os pontos para conhecer e ter muito o que fazer em São Paulo em três dias são:
- Parque do Ibirapuera;
- Avenida Paulista;
- Rua Augusta;
- Bairro Liberdade;
- Igreja da Sé;
- Triângulo SP;
- 25 de Março;
- Vila Madalena;
- Beco do Batman;
- Faria Lima;
- Shoppings da cidade.
Otimização do percurso
Para gastar menos tempo e visitar mais lugares, é preciso planejar bem quais locais visitar em cada dia, a fim de não percorrer distâncias muito longas. Então, uma forma de fazer isso é seguindo esse percurso itinerário:
- 1° dia: Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista, Rua Augusta no sentido Centro ou Jardins;
- 2° dia: Liberdade, Igreja da Sé, Triângulo SP, 25 de Março;
- 3° dia: Vila da Madalena, Beco do Batman, Faria Lima, Shoppings.
Saiba o que fazer em São Paulo no 1º dia
Quando alguém está em dúvida sobre o que fazer em São Paulo diante de tantas opções, de fato, uma dica é começar pelos pontos mais marcantes da cidade. Portanto, conheça algumas delas a seguir.
Parque do Ibirapuera
É um lugar para gastar quanto tempo você quiser, porque há muitas alternativas do que fazer. Por exemplo, é possível só curtir passeando e vendo a natureza, caminhar, fazer um piquenique e apreciar as opções culturais.
Opções culturais para o que fazer em São Paulo
Algumas ideias são visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Oca e o teatro. Então, quem gosta de ver exposições, pode ir a esses locais, de acordo com o tempo.
Mais opções além do parque
Fora o Ibirapuera, há outros parques que valem a pena conhecer. Assim, as principais sugestões que são um pouco mais distantes, mas que também são conhecidos e valem a pena ir são:
- Horto Florestal;
- Parque do Carmo;
- Villa Lobos;
- Pico do Jaraguá.
Avenida Paulista
Saindo do Ibirapuera, é possível chegar à Avenida Paulista em até 15 minutos a pé. Então, nela há opções variadas durante a semana ou apenas sábado e domingo, além de mais de 20 espaços culturais.
O que fazer em São Paulo durante a semana na Avenida Paulista?
A depender do horário, quem visita essa avenida pode achar tanto as pessoas que passam, quanto os locais abertos bem diversos. Desse modo, as principais características para levar em conta sobre o que fazer em São Paulo nesta avenida em cada parte do dia são:
- Manhã: horário mais vazio, pessoas indo trabalhar;
- Tarde: depois das quatro horas, horário mais agitado e um público mais diverso;
- Noite: melhor horário para passear em lojas e locais como o Sesc.
Nos fins de semana
Aos domingos, ela fica fechada para o público e se torna um espaço para artistas de vários estilos. Assim, é uma ótima opção para quem quer andar apreciando apresentações.
Sesc e Japan House
Nesses espaços, há alguns dias da semana que a entrada é gratuita. Então, é possível ver em ambos, exposições culturais que valem muito a pena.
O que fazer em São Paulo na rua Augusta?
Ainda no primeiro dia, essa rua é um ponto interessante para visitar, porque é onde há várias opções de lojas e restaurantes para os que procuram o que fazer em São Paulo. Mas a depender do caminho, quem anda por lá encontra dois mundos distintos.
Sentido Jardins
Por esse lado, há muitos restaurantes com preços mais altos e algumas ruas abaixo é a Oscar Freire, onde estão as lojas mais caras do país, por exemplo. Mas, também é um espaço para andar e apreciar vitrines ou fazer compras de produtos de alta qualidade.
Centro
Também é possível achar bons restaurantes com preço mais acessível e muitos bares. Além disso, à noite, esse lado é mais agitado por conta das diversas baladas para todos os gostos.
Veja o que fazer em São Paulo no 2º dia
Depois de um primeiro dia bem completo, ainda há muitas opções para quem quer saber o que fazer em São Paulo no segundo dia. Portanto, a sugestão é conhecer esses pontos que também são marcantes para a cidade:
- Bairro Liberdade;
- Igreja da Sé;
- Triângulo SP;
- 25 de Março.
Bairro Liberdade
É a maior colônia de japoneses fora do Japão e um lugar muito parecido com o país de origem de seus habitantes. Além disso, há lojas de vários produtos, restaurantes e karaokês para aproveitar.
Igreja da Sé
Próximo a esse bairro, a Igreja da Sé é um local de destaque para quem quer conhecer a cidade de São Paulo. Aliás, ela também fica perto do marco zero da cidade, um ponto turístico interessante.
Triângulo SP
Essa igreja e o Pátio do Colégio fazem parte do Triângulo SP, um dos principais tours que alguém pode fazer no centro da cidade. Assim, é possível encontrar prédios históricos e exibições artísticas.
Atrações
Nesse Triângulo, há muitas atrações para todos os gostos, logo, o tempo para conhecer tudo depende da disponibilidade de cada um. Mas, alguns dos principais lugares para visitar são:
- Faculdade de Direito;
- Mosteiro São Bento;
- Viaduto do Chá;
- Anhangabaú;
- Teatro Municipal;
- Prefeitura Municipal;
- Cafeterias.
25 de março
Um centro comercial no qual se vende de tudo, de capinhas de celular a roupas de festa e muito mais. Então, é o local ideal para quem quer apenas conhecer ou comprar.
O que fazer em São Paulo no 3º dia
Depois de descansar de um segundo dia agitado em SP, o terceiro dia também está cheio de opções para um passeio na cidade. Portanto, os principais locais para ter muito o que fazer em São Paulo são:
- Vila Madalena;
- Beco do Batman;
- Shoppings.
Vila Madalena
Um bairro tranquilo e também famoso de SP, com pontos como o Beco do Batman e a Faria Lima. Além disso, ele tem lojas com produtos atrativos e até algumas casas, é uma área mais diversificada.
Beco do Batman
É um lugar com várias artes de todos os tipos para apreciar, no qual há obras de artistas importantes do mundo inteiro. Então, é um bom local para ir pela manhã e andar com calma, a fim de aproveitar tudo.
Faria Lima
Andando um pouco mais depois do Beco do Batman, você vai encontrar a Faria Lima. É uma avenida e um dos centros empresariais de SP mais amplos e bonitos, onde estão as sedes do Google e Facebook, por exemplo.
Shoppings
Depois de chegar nessa avenida e para fechar o itinerário do terceiro dia, por fim, uma sugestão é um dos shoppings mais próximos, como o Iguatemi JK. Assim, é possível ir assistir a uma sessão de cinema e ainda poder ver vitrines muito elegantes também.
Transportes que facilitam o que fazer em São Paulo
Para entender a cidade, em primeiro lugar, é preciso saber que existem duas marginais principais que vão para lados diferentes, a Pinheiros e a Tietê. Então, há muitas pontes que passam sobre elas e pistas de cada lado também.
Caso deseje chegar por uma dessas vias, é necessário viajar de carro ou de ônibus. Mas, também não é difícil para quem viaja de trem ou avião, apenas não vai chegar pela marginal.
Metrô
Para os que chegam de trem e procuram o que fazer em São Paulo, já dá para pegar um metrô, a fim de começar a conhecer a cidade. Mas, eles não vão para todos os lados.
Ônibus
Nos locais que o metrô não vai, é possível ir de ônibus. Desse modo, há várias linhas circulando pela cidade e eles podem levar a quase qualquer lugar dentro dela, ou muito próximo.
Ciclofaixa
Há várias ciclofaixas em SP que facilitam a vida tanto de quem está apenas se exercitando, quanto dos que querem chegar ao trabalho e evitar o trânsito lento, por exemplo. Então, é uma forma de se mover de forma mais ágil dentro da cidade.
Saiba o que fazer em São Paulo
Diante de todas as opções, saber o que fazer em São Paulo não é tão difícil. Aliás, há tantos lugares para conhecer que é possível ficar até mesmo em dúvida ou muito cansado depois de andar bastante.
Há muito o que fazer em São Paulo
Os pontos culturais são os que predominam em SP. Portanto, há muito o que fazer para os que gostam de arte, música e apresentações teatrais. Além disso, em cada bairro, há uma grande variedade de produtos para adquirir, apreciar ou consumir como:
- Comida chinesa, japonesa, coreana, italiana;
- Fantasias, roupas, capas de celular, bonés e uma série de itens na 25 de Março;
- Ótimas cafeterias no Triângulo de SP;
- Prédios históricos, com diversas peças e obras em exposição;
- Vários meios de transporte para chegar nos lugares mais próximos.
Tudo isso pode tornar os três dias em SP um período repleto de sabores, arte e conhecimento sobre a diversidade cultural da cidade. Portanto, vale a pena cumprir esse itinerário completo.