influenciador de viagens e turismo - Blog tiago lopes

O que é e o que faz o mestre de cerimônia em eventos corporativos?

O mestre de cerimônia é uma profissão muito importante em diversos tipos de eventos corporativos. Saiba mais sobre esse ramo e tudo o que o Tiago Lopes é capaz de oferecer para sua empresa.

Você sabe o que é um mestre de cerimônia?

Também conhecido como MC, ele é o anfitrião de um evento. Em outras palavras, é aquele que dará voz à cerimônia com o intuito não apenas de chamar, como também manter a atenção do público.

Para isso acontecer, ele precisa ter certos atributos. Afinal, será o orador do evento por toda sua duração. Ou seja, será responsável por abrir e encerrar a ocasião, bem como, por entreter a audiência entre palestras, por exemplo.

O mestre de cerimônia deve, portanto, conseguir realizar este papel de forma leve, com o intuito de que a plateia não apenas esteja atenta, como também participe de modo ativo. Em outras palavras, entreter o público. Assim, para tal, ele precisa ter:

  • Comunicação simples;
  • Boa reputação;
  • Experiência prévia;
  • Tom que combina com a ocasião;
  • Autenticidade;
  • Conhecimento de como o evento irá desenrolar;
  • Jogo de cintura.

Oratória

Para ser um bom MC, em primeiro lugar, é preciso possuir uma boa oratória. Afinal, ela é vital para se comunicar bem com a plateia. Além disso, é crucial que ele tenha não apenas bom senso de humor, como também capacidade de improviso.

image 1
Foto: O mestre de cerimônia Tiago Lopes tem vasta experiência em eventos de empresas.

Cerimonialista e mestre de cerimônia são a mesma coisa?

Ainda há um pouco de confusão entre os dois termos. No entanto, eles são figuras diferentes. Ou seja, cada um cumpre uma função dentro de um evento.

O cerimonialista é quem organiza a cerimônia. Desse modo, responde por garantir que ela aconteça conforme o que o cliente deseja. Além disso, é sua função não apenas seguir o plano inicial, como também levar o melhor para os convidados. 

Confira algumas de suas funções:

  • Planejar todas as etapas;
  • Elaborar o programa;
  • Realizar protocolos;
  • Identificar a ordem em que tudo ocorre;
  • Gerir as equipes;
  • Organizar a montagem;
  • Cuidar do pós-evento.

De acordo com seus papéis diferentes, não é correto que uma mesma pessoa exerça as duas funções ao mesmo tempo. Isso ao passo que o cerimonialista tem essa função de bastidores, com o intuito de assegurar que tudo está ocorrendo conforme o plano inicial.

Profissões diferentes

O mestre de cerimônia é a pessoa que conduz o evento, por meio de um script para transmitir as informações para os participantes. Em contrapartida, o cerimonialista é quem trata de todos os detalhes, com o intuito que tudo saia o mais perfeito possível.

Quais as habilidades que um profissional desse ramo deve ter?

Conduzir um evento corporativo requer certas habilidades por parte do MC. Portanto, é importante, em primeiro lugar, que ele tenha experiência neste tipo de solenidade. Sobretudo, que conheça muito sobre como ela funciona, bem como seus quesitos.

É importante que ele tenha pelo menos noção sobre as normas do cerimonial público. Ou seja, que entenda as regras para cada tipo de evento. Desse modo, sabe-se não só o que esperar, mas também como agir em cada ocasião.

O mestre de cerimônia deve estar de acordo com o tom do evento. Afinal, ele representa muitas vezes a imagem da empresa. Além disso, ele é quem vai agregar qualidade e competência, assim sendo, precisa conduzir a situação com talento e bom senso.

Comunicação é essencial

É importante que além de oratória e capacidade de improviso, o MC realize um bom planejamento sobre a sua fala na cerimônia. Para tal é vital que ele tenha um roteiro, que precisa ser redigido com muita atenção.

Com este script em mãos é importante que aconteça um ensaio técnico, para identificar e realizar alterações no texto conforme necessário. 

image
Foto: O mestre de cerimônia Tiago Lopes tem 17 anos de carreira e é bilíngue.

A carreira de Tiago Lopes como mestre de cerimônia

O mestre de cerimônia Tiago Lopes é um especialista em eventos corporativos. Além disso, tem experiência tanto em cerimônias online, híbridas, quanto ao vivo.

Como possui conhecimento e experiência com talk shows, tem mais um diferencial para deixar essas ocasiões ainda mais interativas e atraentes para os participantes.

Muitos anos de experiência

Há 17 anos exerce a função de MC, sendo reconhecido como um anfitrião bem-humorado, dinâmico, simpático e divertido. Além disso, Tiago Lopes é bilíngue, com isso pode realizar celebrações tanto em português, como em inglês.

Sua trajetória com a comunicação, no entanto, começou ainda na infância. Isso ao passo que ele era apresentador e atuava em eventos escolares. 

Ele cursou faculdade de turismo. Então, em 2003 começou a fazer comerciais, até que se mudou para São Paulo para cursar teatro.

Em 2015, Tiago iniciou sua carreira como produtor de conteúdo na internet. A princípio por meio do app Periscope. Em seguida começou seu canal no YouTube, onde hoje possui mais de 190 mil inscritos.

Com quem Tiago já trabalhou?

Como mestre de cerimônia, Tiago Lopes já atuou em diversos eventos corporativos. Além de participar durante quatro anos do Salão do Automóvel para a Fiat, ele também teve como cliente as seguintes grandes empresas do mercado:

  • Renault;
  • Zurich;
  • Roche;
  • Carrefour;
  • Wickbold;
  • Banco Pan

Diversos parceiros ao longo dos anos

Tiago também tem em seu currículo eventos importantes, como, por exemplo, o TEDx Talks. Além disso, também foi MC para outros parceiros, como Mercado Livre, OLX, Fini, BRF, Shure, AccorHotels, Nestlé e Campari.

Ele também teve a oportunidade de participar de celebrações de outras companhias, como Telhanorte, Sodexo, Trisul e Ibmec. 

Como é possível notar, Tiago já lidou com os mais diversos públicos e segmentos por todo país. Portanto, mais um diferencial em sua carreira como MC.

E então, precisa de um mestre de cerimônia?

Para as empresas que buscam um mestre de cerimônia responsável, com excelente capacidade de comunicação, como também experiência em grandes eventos corporativos, Tiago Lopes é a melhor escolha para assegurar uma cerimônia de qualidade.

Sua experiência como palestrante e produtor de conteúdo o tornam um profissional diferenciado no mercado. Logo, ele consegue conduzir um evento de forma mais interessante e dinâmica.

Por ser bilíngue, Tiago Lopes está apto a realizar cerimônias em multinacionais, com a mesma desenvoltura da língua portuguesa.

Tiago Lopes tornar seu evento inesquecível

Além de MC, Tiago é apresentador, criador de conteúdo para seu canal no YouTube e palestrante. De mais a mais, sua experiência de 17 anos realizando eventos corporativos faz com ele conduza qualquer solenidade com entusiasmo e responsabilidade.

Ser um mestre de cerimônia, participando de cerimônias de grandes empresas fez com que ele conseguisse entreter os mais diferentes tipos de público. Afinal, teve contato com pessoas de várias culturas e locais do mundo.

Background

Apenas uma pessoa com anos de bagagem como comunicador, não só em diferentes tipos de mídias, como também em várias ocasiões, como palestras, atos e comemorações em firmas, pode fazer um evento entrar para a história de todos os presentes.

Tags :

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Tiago Lopes - Influenciador de viagens e turismo

Turismólogo, influenciador, apresentador, criativo e multitarefa. Há 3 anos criou o Turismo Positivo, uma forma de viajar tem muitos bons momentos!

Posts Recentes